Promoção em saúde e educação sociocomunitaria

Autores

  • Sueli Maria Pessagno Caro Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
  • Denise Amaral Camossa Centro Universitário Anhanguera Leme

Resumo

A saúde é vista não somente como ausência de doenças, mas como uma ação coletiva e política, que deve se preocupar com as práticas preventivas e com a experiência sociocomunitária. O objetivo deste trabalho foi mostrar a contribuição da educação sociocomunitária para a nova visão de promoção em saúde. Desenvolveu-se um levantamento bibliográfico aprofundando o conhecimento e respondendo aos questionamentos específicos da realidade social. As dificuldades referentes ao trabalho em equipe (interdisciplinar) é ainda o reflexo da mudança de um modelo pedagógico centrado em um trabalho linear, institucionalizado, hierárquico, com a utilização de técnicas específicas – fragmentadas, parciais e isoladas – de uma determinada área de formação.O trabalho interdisciplinar (e transdisciplinar) exige mudanças e desafios inerentes à própria convivência social no local de trabalho. A educação sociocomunitária vem promover as relações entre profissionais, e profissionais e destinatários.

Palavras chave: promoção em saúde, trabalho interdisciplinar, educação sociocomunitária

Biografia do Autor

Sueli Maria Pessagno Caro, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Docente permanente do Programa de Mestrado em Educação

Denise Amaral Camossa, Centro Universitário Anhanguera Leme

coordenadora pedagógica do Centro Universitário de Leme e professora do curso de Psicologia.

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Publicado

2014-11-25

Como Citar

Pessagno Caro, S. M., & Camossa, D. A. (2014). Promoção em saúde e educação sociocomunitaria. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (38), p. 107–128. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/747

Edição

Seção

Artigos