De Eva a Maria: a Igreja e o matrimônio católico - educação religiosa e normas de conduta para mulheres
Resumo
Este artigo busca resgatar a condição histórica das mulheres marcada pelo domínio masculino, sob a perspectiva do vínculo matrimonial católico e sua interface com a educação religiosa. Historicamente esquecidas e ignoradas, as mulheres foram atingidas por estereótipos, culturalmente originados na Igreja Católica, em relação à sexualidade humana. Alvos de extremada contenção no seio da Igreja, que incutiu paradoxos, valores e princípios baseados na pureza e meritocracia de fundo sexual, as mulheres foram as principais destinatárias da ideologia religiosa. Nestas, especialmente, incidiam as penalidades ou perda de direitos religiosos em caso de transgressão. A educação religiosa, objeto de severas normas de conduta dentro do matrimônio católico, se erigia ad eternum para a edificação moral das mulheres e as tornava reféns de ligações matrimoniais irresolutas com a plenitude individual.
Palavras-chave: Igreja Católica; Mulheres; Matrimônio.
Referências
ARAÚJO, Emanuel. A arte da sedução: sexualidade feminina na Colônia. In: DEL PRIORE. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. 4. reimpressão. Primeira Epístola aos Coríntios, Evangelho de Lucas e Marcos. São Paulo: Paulinas, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 11. ed. Tradução Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
COSTA, Jurandir Freire da. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. Volume I.
GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade. Sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora da Unesp, 1993.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HOUTART, François. Sociologia da religião. São Paulo: Ática, 1994.
JOÃO PAULO II. Carta às famílias. Nº 256. Documentos Pontifícios. Petrópolis: Vozes, 1994.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 1990.
RAGO, Margareth. Os prazeres da noite: prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo (1890-1930). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.