Para pensar a educação: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis

Autores

  • Norma Silvia Trindade Lima Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Resumo

Somos seres prenhes de necessidade e imaginação, atravessados por fluxos que nos afetam e nos produzem. Olhares e dizeres pronunciados, insinuados e interditados. Identidades e diferenças nos compõem como mosaicos. A identidade é uma história narrada, e a diferença, uma contingência velada. Nossa história é uma narrativa criada, contada, ouvida, repetida, inacabada. Tanto mais fidedigna, quanto a repetição e o testemunho. A potência humana é um mistério que se realiza ao acaso, por afecções. Assim, sugere-se que os espaços e ações educativas assumam a intencionalidade de colaborar com processos de singularização, estimulando o vigor e a potência de cada ser. Portanto este texto é uma narrativa sobre educação, dando ênfase à produção de subjetividades e diferenças no âmbito do educar e do existir.

Palavras-chave: Educação. Produção de subjetividades. Diferença.

Biografia do Autor

Norma Silvia Trindade Lima, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Doutora em Educação. Psicodramatista e Psicóloga. Docente do Programa de Mestrado em Educação e do Curso de Psicologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - Unidade de Ensino Americana, SP.

Referências

ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Já sei namorar. In: ______. Tribalistas. Rio de Janeiro: Phonomotor Records/EMI, 2002. 1 CD. Faixa 12.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997.

CARO, S. M. P. Educação social: uma questão de relações. In: SILVA, R.; SOUZA NETO, C.; MOURA, R. A. (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. (Orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LARROSA, J. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, J.; PEREZ DE LARA, N. (Orgs.). Imagens do outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

LIMA, N. S. T. Educação, psicodrama e inclusão. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano XII, n. 23, p. 235-247, 2010.

______. Educação, psicodrama e práticas de singularização. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE: PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES, 10., 10-13 jul. 2011, Rio de Janeiro. Caderno de resumos... Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

______. Estudos sobre inclusão. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE - PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM BALANÇO DO SÉCULO XX E DESAFIOS DO SÉCULO XXI, 9., 8-11 jul. 2009, São Carlos. Anais... São Carlos, 2009.

______. Inclusão escolar e a identidade do professor: a escola como palco de invenção. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2003.

______. Inclusão escolar: uma abertura para novas identidades. Educação em Foco - Revista de Educação da Universidade Federal de Juiz de fora, Juiz de Fora, v. 13, n. 1, p. 147-158, mar./ago. 2008.

______. Inclusão, identidades em crise e a formação de professores. In: FRANZONI, M.; ALLEVATO, N. (Orgs.). Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de Ciências e Matemática. Campinas: Alínea, 2007.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

NIETZSCHE. F. Escritos sobre educação. 5. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Loyola, 2011.

OTTO, H. U. Origens da pedagogia social. In: SILVA, R.; SOUZA NETO, C.; MOURA, R. A. (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

SILVA. T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença (Org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Lima, N. S. T. (2013). Para pensar a educação: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (36). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/705

Edição

Seção

Artigos