Questionamento sobre a preparação dos profissionais da Educação Física com relação à Educação Física especial ou adaptada

Autores

  • Edison Martins Miron Universidade Federal de São Carlos.
  • Maria da Piedade Resende da Costa UFSCar.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi fazer alguns questionamentos sobre a formação do profissional da área de Educação Física da cidade de São Carlos e o nível de preparação que os mesmos vêm recebendo, com relação à Educação Física Especial ou Adaptada como forma de garantir a qualidade da atuação dos mesmos junto a pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. Os resultados obtidos indicaram que o simples fato da existência de uma disciplina em seu curso de formação que trata da Educação Física Especial ou Adaptada, não garante que o futuro profissional se sinta preparado para uma atuação segura junto aos portadores de necessidades educativas especiais.

Biografia do Autor

Edison Martins Miron, Universidade Federal de São Carlos.

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Maria da Piedade Resende da Costa, UFSCar.

Professora Orientadora do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar.

Referências

BRASIl, Ministério da Educação e Desporto (1994). Linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Secretaria de Educação Especial / MEC (SEESP).

BRASIL, Diário Oficial. Lei no. 9394/96. Brasília: Imprensa Nacional, no. 248, dezembro de 1996.

CARMO, A. A. do. Educação física: competência técnica e consciência política em busca de um movimento simétrico. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 1985.

_____. Deficiência física: a sociedade brasileira cria, recupera e discrimina. Brasília: Secretaria dos Desportos/PR, 1991

_____. Inclusão escolar e a Educação Física: que momento é este. In: MARQUEZINE, M. C.; ALMEIDA, M. A; TANAKA, E. D. O. (Org.). Perspectivas multidisciplinares em Educação Especial II. Londrina: UEL, 2001. p. 92-5.

COSTA, M. P. R da A educação inclusiva. In: MARQUESINE, C. (Org.). Perspectivas multidisciplinares em educação especial. 1. ed. Londrina: UEL, 1998. v. 1, p. 379-80.

EDLER CARVALHO, R. Falando da integração da pessoa deficiente. In: A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Memnon, 1997.

ESCOBAR, M. O. Natação para portadores de deficiências. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

GOFFREDO, V. L. F. S. et al. A escola como espaço inclusivo. In: Educação especial: tendências atuais. Rio de Janeiro: Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, [s.d.]. p. 19-22.

JUNKKNEN, J. T; OLIVEIRA, S. C. de; MALTA, S. T. M. O esporte na vida do deficiente mental. Rio de Janeiro: Rotary Club do Rio de Janeiro, 1987.

LAPIERRE, A. A educação psicomotora na escola maternal: uma experiência com os pequeninos. Tradução de Lígia Elizabeth Henk. São Paulo: Manole, 1986.

LE BOULCH, J. La educación por el movimiento en la edad escolar. Sup. Enrique C.Romero Rest. Tradução de Suzana Demmer de Greco. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1989.

MAZOTTA, M. J. S. Fundamentos da educação especial. São Paulo: Pioneira, 1982.

MIRON, E. M. Avaliação de um programa de iniciação ao voleibol, aplicado em um grupo de deficientes auditivos. São Carlos, 1995, 124p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos.

NORONHA, M. H. O deficiente da audição e a educação especial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

OLIVEIRA, V. M. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 1987.

PICQ, L; VAYER, P. Educacion psicomotriz y retrazo mental. Barcelona: Científica-Médica, 1977.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura / Ministério da Educação e Ciência da Espanha / Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, 1994.

VERARDI, P. H. Análise da atuação do professor de Educação Física da rede regular de ensino, junto ao aluno portador de deficiência auditiva na cidade de São Carlos. Campinas, 1993, 22p. Monografia (Especialização em Educação Física Adaptada) – Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2013-11-06

Como Citar

Miron, E. M., & Costa, M. da P. R. da. (2013). Questionamento sobre a preparação dos profissionais da Educação Física com relação à Educação Física especial ou adaptada. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (14). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/543

Edição

Seção

Dossiê