A educação e o ensino de...: relações tecidas em composições cujo denominador comum é o aprender

Autores

  • Janete Magalhães Carvalho Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Objetiva-se problematizar a composição curricular na pós-graduação stricto sensu no Brasil, que concebe a educação como campo da “pesquisa básica” em cursos de mestrado acadêmico e o ensino de... como campo da “ciência aplicada”, profissionalizante, centrada em conteúdos específicos que se apresentam como mestrados profissionais. Questionando a fragmentação dos saberes no contexto da sociedade em rede, pontua-se que tais cursos são complementares, nunca antagônicos, devendo ser integrados pela aprendizagem inventiva, pela inteligência coletiva, pela constituição do comum via ensino democrático-colaborativo. Conclui-se que, se qualquer aprendizagem é constituída por relações, necessitamos compor educação e ensino de... tornando-nos capazes de amarrar essas relações.

Palavras-chave: Educação. Ensino de. Composição curricular.

 

Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2013-05-27

Como Citar

Carvalho, J. M. (2013). A educação e o ensino de.: relações tecidas em composições cujo denominador comum é o aprender. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/30

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Artigos