Identidade e profissionalização docente: o professor nas pesquisas educacionais brasileiras (1993-2005)

Autores

  • Roberto Valdés Puentes Unitri
  • Orlando Fernandéz Aquino Centro Universitário de Sancti Spiritus (CUSS)
  • Armindo Quillici Neto Unitri

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.235

Resumo

O texto traz resultados de uma pesquisa a respeito do estado da arte sobre formação de professores no contexto ibero-americano (1993-2006). Foram levantados 120 estudos do estado da arte sobre educação na América Latina, divulgados na Base de Dados da Red de Documentación e Información en Educación-REDUC (com sede em Santiago, Chile) –, e 5.064 artigos científicos publicados em vinte e um periódicos educacionais de ampla circulação nacional e internacional. O presente estudo refere-se, especificamente, aos artigos publicados em periódicos nacionais. Objetivou-se identificar os aspectos teórico-metodológicos que embasam as pesquisas e as tendências que as produções examinadas parecem sugerir sobre a categoria: identidade e profissionalização docente.

Biografia do Autor

Roberto Valdés Puentes, Unitri

Doutor em Educação pela UNIMEP. Professor do Programa de Mestrado em Educação – Unitri.

Orlando Fernandéz Aquino, Centro Universitário de Sancti Spiritus (CUSS)

Doutor em Ciências Pedagógicas (Cuba). Professor do
Centro Universitário de Sancti Spiritus (CUSS), Cuba.

Armindo Quillici Neto, Unitri

Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor do Programa de Mestrado em Educação - Unitri.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Puentes, R. V., Aquino, O. F., & Neto, A. Q. (2013). Identidade e profissionalização docente: o professor nas pesquisas educacionais brasileiras (1993-2005). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.235

Edição

Seção

Dossiê