Indicadores de mediação em um programa de criati­vidade com crianças com dificuldade de aprendizagem

Autores

  • Tatiane Lebre Dias UNEMAT
  • Sonia Regina Fiorim Enumo UFES
  • Flavia Almeida Turini UFES
  • Romildo Azevedo Júnior Centro Universitário Vila Velha – UVV

Resumo

Este trabalho analisou as possíveis influências entre o padrão de mediação do experimentador durante a aplicação de um programa de intervenção em habilidades criativas em alunos com dificuldade de aprendizagem. Foram utilizados os dados obtidos com 17 alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental de Vitória/ES com dificuldade de aprendizagem submetidos a um programa de desenvolvimento em criatividade. A avaliação utilizou aspectos relevantes da taxonomia de comportamentos envolvendo a área cognitiva e afetiva e, posteriormente, os critérios que caracterizam a Experiência de Aprendizagem Mediada. Ao longo do programa, verificaram-se diferenças significativas nas áreas cognitiva e afetiva. Os resultados parecem mostrar a influência da qualidade da mediação do adulto que atua como professor de alunos com dificuldade de aprendizagem.

Biografia do Autor

Tatiane Lebre Dias, UNEMAT

Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Sonia Regina Fiorim Enumo, UFES

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Flavia Almeida Turini, UFES

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Romildo Azevedo Júnior, Centro Universitário Vila Velha – UVV

Centro Universitário Vila Velha – UVV.

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Publicado

2013-06-06

Como Citar

Dias, T. L., Enumo, S. R. F., Turini, F. A., & Azevedo Júnior, R. (2013). Indicadores de mediação em um programa de criati­vidade com crianças com dificuldade de aprendizagem. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/184

Edição

Seção

Artigos