Letramento em meios populares: as marcas da escola

Autores

  • Ana Lucia Espíndola UFMS
  • Neusa Maria Marques de Souza UFMS

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir a forma como a escola e a escolarização marcam a relação de sujeitos oriundos das camadas populares com as práticas letradas. As questões que nos orientam neste texto centram-se em buscar compreender, primeiramente, de que maneira o tempo de escolarização interfere nas estratégias utilizadas pelas mães de camadas populares para letrar seus filhos pequenos. Em segundo lugar, buscamos compreender se há na presença e usos de materiais escritos nas famílias estudadas indícios da presença da escola. Utiliza-se para fonte de coletas de dados entrevistas semiestruturadas e observações. Os dados analisados nos levam a apontar o papel fulcral desempenhado pela escola nas práticas letradas em meios populares.

Biografia do Autor

Ana Lucia Espíndola, UFMS

Doutora em Educação pela USP – SP. Professora do Departamento de Educação da UFMS/CPTL e do Programa de Pós-Graduação em Educação – CEPAN.

Neusa Maria Marques de Souza, UFMS

Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora do De­partamento de Educação da UFMS/CPTL e dos ­Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação ­Matemática (EDUMAT) da UFMS em Campo Grande, MS.

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

Espíndola, A. L., & Souza, N. M. M. de. (2013). Letramento em meios populares: as marcas da escola. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/179

Edição

Seção

Artigos