Alunos com deficiência intelectual aprendendo frações: ações pedagógicas intencionais baseadas em conceitos da defectologia de Vygotsky

Palavras-chave: Psicologia educacional, psicologia histórico-cultural, defectologia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de aprendizagem de frações por dois alunos com deficiência intelectual, coletivamente a alunos sem deficiência. O tipo de procedimento utilizado foi a pesquisa intervencionista. Foram dezoito os sujeitos de pesquisa, compostos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, dois dos quais com deficiência intelectual/sujeitos-foco. Utilizaram-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: 10 observações, totalizando 8h20m, e 10 escritos de análise documental. Os resultados mostraram que os alunos com deficiência intelectual aprenderam conceitos científicos que envolviam o conceito de frações, principalmente em relação à ideia de parte-todo. O estudo concluiu que a compreensão do conteúdo matemático, especialmente conceitos científicos sobre frações no processo educacional de alunos com deficiência intelectual, pode ser eficaz quando ocorre em processos que envolvem ações pedagógicas intencionais − com base nos conceitos da defectologia de Vygotsky.

Biografia do Autor

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doctorate in Education from the Federal University of Pelotas (UFPel). Professor of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pampa (Unipampa). Research productivity fellowship of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). E-mail: bentoselau@gmail.com

Sastria de Paula Rodrigues, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Master’s Degree in Education from the Federal University of Pampa (Unipampa). Educational Affairs Technician at the Sul-RioGrandense Federal Institute for Science, Education, and Technology (IFSul).

Fabiane Costas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Postdoctorate in Education from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria (UFSM).

Aliciene Cordeiro, Uninversidade de Joinville (Univille)

 Postdoctorate in Education from the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). Professor of the Graduate Program in Education at the University of the Joinville Region (Univille).

Referências

AMERICAN ASSOCIATION OF INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES. Discapacidad intelectual: Definicion, clasificacion y sistemas de apoyo. 11. ed. Madrid: Alianza, 2011.

ANACHE, A. A.; RESENDE, D. A. R. Caracterização da avaliação da aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 66, p. 569-591, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216630

BARROCO, S. Vygotski’s theories on Defectology: contributions to the special education of the 21st century. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 374-384, 2018. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31826

BEZERRA, G. F.; ARAUJO, D. A. C. De volta à teoria da curvatura da vara: a deficiência intelectual na escola inclusiva. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 277-302, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000200013

BONNEFOND, JEAN-YVES et al. To institute conflictive cooperation on the quality of work. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p. s42-s53, 2016. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24326

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC: SEESP, 2008. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192

BREITENBACH, F. V. A aprendizagem do estudante com deficiência intelectual na Educação Superior: obstáculos e possibilidades. 2018. 250f. Tese (Doutorado em Educação) – UFSM, Santa Maria, 2018. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6389650

CARNEIRO, M. S. C. A Deficiência Mental como produção social: reflexões a partir da abordagem histórico-cultural. In: 37TH REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2015, Florianópolis, SC. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis: ANPEd, 2015. p. 1-16. http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT15-4079.pdf

CASTRO, R. F. A expressão escrita de acadêmicas de um curso de pedagogia a distância: uma intervenção Histórico-Cultural. Tese. 2014. 239f. (Doutorado em Educação) – UFPel, Pelotas, 2014. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1333780

CASTRO, R. F.; DAMIANI, M. F.; SELAU, B. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p. s66-s75, 2016. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259

CENCI, A. “Inclusão é uma utopia”: possibilidades e limites para a inclusão nos anos finais do ensino fundamental – intervenção e interpretação a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Tese. 2016. 336f. (Doutorado em Educação) – UFPel, Pelotas, 2016. http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2955?mode=full

CISCAR, S. L.; GARCÍA, M. V. Fracciones: la relación parte-todo. Madrid: Síntesis, 1988.

COSTAS, F.; SELAU, B. On Fundamentos de defectología and the development of Special Education teachers in Brazil. Educação, Porto Alegre, v. 41, 3, p. 401-410, 2018. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31865

CROCHÍK, J. L. et al. Atitudes de professores em relação à educação inclusiva. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 29, n. 1, p. 40-59, 2009. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100005&lng=pt&nrm=iso

DAFERMOS, M. Critical reflection on the reception of Vygotsky’s theory in the international academic communities. In: SELAU, B.; CASTRO, R. F. (Org.). Cultural-historical approach: educational research indifferent contexts. Porto Alegre: Edipucrs, 2015. p. 19-38. http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgedu/files/2015/11/Cultural_Historical-Approach_educacional-research-in-different-contexts.pdf

DAFERMOS, M. Rethinking Cultural-Historical Theory: A Dialectical Perspective to Vygotsky. Singapore: Springer, 2018. https://doi.org/10.1007/978-981-13-0191-9

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, 45, p. 57-67, 2013. HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/CADUC.V0I45.3822

DANIELS, H. An activity theory analysis of learning in and for inter-school work. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p. s24-s31, 2016. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24319

DRUZIAN, M. E. B. Jogos como recurso didático no ensino aprendizagem de frações. Vidya, Santa Maria, v. 27, n. 1, 67-78, 2007. https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/350

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Lições do Rio Grande: Caderno Pedagógico de Matemática da 5ª série do Ensino Fundamental. Porto Alegre: Total, 2009.

EVANS, P. Algumas implicações da obra de Vygotsky na educação especial. In: DANIELS, H. (Ed.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. São Paulo: Papirus, 2003. p. 69-89.

GIEST, H. Vygotsky’s Defectology: A Misleading Term for a Great Conception. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 334-346, 2018. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31725

GINDIS, B. Remediation Through Education: Sociocultural Theory and Children with Special Needs. In: KOZULIN, A. et al. (Eds.). Vygotsky’s Educational Theory in Cultural Context. New York: Cambridge University Press, 2003. p. 200-221.

GONZÁLEZ REY, F.; GOULART, D. M.; BEZERRA, M. S. Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p. s54-s65, 2016. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24379

HATTON, C. Intellectual disabilities: Classification, epidemiology and causes. In: EMERSON, E. et al. (Eds.). Clinical Psychology and People with Intellectual Disabilities. 2. ed. Chicester: Wiley-Blackwell, 2012. p. 3-22.

KOHATSU, L. N. O uso do vídeo na pesquisa do tipo etnográfico: uma discussão sobre o método. Psic. da Ed., São Paulo, 25, p. 55-74, 2007. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752007000200004

LAITINEN, A.; SANNINO, A.; ENGESTRÖM, Y. From controlled experiments to formative interventions in studies of agency: methodological considerations. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p. s14-s23, 2016. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24321

LIFELONG KINDERGARTEN DO MIT MEDIA LAB. SCRATCH SOFTWARE. Available in: http://scratch.mit.edu. Accessed 18 March 2016.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LURIA, A. S. Higher cortical functions in man. New York: Basic Books, 1966).

LURIA, A. S. Speech and the development of mental processes in the child. Hazmondsworth: Penguim Books, 1971.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. Inclusão Social, Brasília, v. 10, n. 2, 37-46, 2017. http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4030/3366

MELETTI, S.; BUENO, J. A escolarização de alunos com deficiência intelectual: análise dos indicadores nacionais brasileiros. In:. Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e pesquisa educacional. Araraquara: J&M. 2013. p. 75-86.

MORAES, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132003000200004&script=sci_abstract&tlng=pt

MUSIS, C. R.; CARVALHO, S. P. Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 110, p. 201-217, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000100011

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

NUNES, T. et a. Educação matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

PASSERINO, L.; COMA, T.; BALDASSARRI, S. Interacción tangible para la Compensación Social de procesos mediados en niños con diversidad funcional. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 362-373, 2018. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31732

PEREIRA, C. A. Estudando as frações. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Matemática, Mídias e Didáticas) – UFRGS, Porto Alegre, 2011. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/31585

PINHEIRO, S. N. S. O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar? 2014. 219f. Tese (Doutorado em Educação) – UFPel, Pelotas, 2014. http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPL_0d6f6c63559e77f46e58687a8eadb59b

QUEROL, P.; JACKSON FILHO, J. M.; CASSANDRE, M. P. Change Laboratory: uma proposta metodológica para pesquisa e desenvolvimento da aprendizagem organizacional. Administração: Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 12, n. 4, p. 609-640, 2011. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n4.143

ROCHEFORT, R. S. Ensinar a ensinar... Aprender para ensinar! As aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das Teorias Histórico-Cultural e da Atividade. 2012. 348f. (Doutorado em Educação) – UFPel, Pelotas, 2012. http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1683

RODRIGUES, S. P. A aprendizagem do conceito científico de fração por alunos com deficiência intelectual: os resultados de uma intervenção. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNIPAMPA, Jaguarão, 2017. http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2557

SANNINO, A. Counteracting the stigma of homelessness: The Finnish Housing First strategy as educational work. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, 2018, p. 385-392. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.32025

SANNINO, A.; SUTTER, B. Cultural-historical activity theory and interventionist methodology: classical legacy and contemporary developments. Theory & Psychology, v. 21, n. 5, p. 557-570, 2011. https://doi.org/10.1177/0959354311414969

STETSENKO, A. Vygotsky’s theory of method and philosophy of practice: implications for trans/formative methodology. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), 2016, p. s32-s41. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24385

STETSENKO, A. The transformative mind: expanding Vygotsky’s approach to development and education. New York: Cambridge University Press, 2017.

STETSENKO, A.; SELAU, B. Vygotsky’s approach to disability in the context of contemporary debates and challenges: Charting the next steps. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 3, 325-333, 2018. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.32668

TEIXEIRA, A. C.; FURINI, C. S.; CAIMI, F. E. A equilibração majorante em crianças de educação infantil: um estudo de caso. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 53, p. 251-270, 2018.

http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p251-270

TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 2010.

TOOMELA, A. What are Higher Psychological Functions? Integr Psych Behav, v. 50, p. 91-121, 2016. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs12124-015-9328-0

TOOMELA, A. Vygotskian (but only partly Vygotsky’s) understanding of special education. Educação, Porto Alegre, v. 41, 3, 347-361, 2018. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31795

VEGGETTI, M. S. Becoming a person through innovative inclusive education. Educação, Porto Alegre, v. 41, 3, 393-400, 2018. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31755

ВЫГОТСКИЙ, Л. С. (VYGOTSKY, L. S.). (1982a). Исследование Развития Научных Понятий В Детском Возрасте (The Development of Scientific Concepts in Childhood). In: Собрание Сочинений: Проблемы Общей Психологии (The Collected Works: Problems of General Psychology.) Москва: Педагогика (Moscow: Pedagogika), 1982a. p. 184-294.

ВЫГОТСКИЙ, Л. С. (VYGOTSKY, L. S.). Исторический Смысл Психологического Кризиса (The Historical Meaning of the Crisis in Psychology). In: Собрание Сочинений: Вопросы Теории И Истории Психологии (The Collected Works: Problems of the Theory and History of Psychology). Москва: Педагогика (Moscow: Pedagogika), 1982b. p. 291-436.

ВЫГОТСКИЙ, Л. С. (VYGOTSKY, L. S.). Собрание Сочинений: Проблемы РазвитияПсихики (The Collected Works: Problems of General Psychology). Москва: Педагогика. (Moscow: Pedagogika), 1983a.

ВЫГОТСКИЙ, Л. С. (VYGOTSKY, L. S.). Предисловие К Книге Е. К. Грачевой (Introduction to E. K. Gracheva’s book). In: Собрание Сочинений: Основы дефектологии (The Collected Works: The Fundamental Problems of Defectology). Москва: Педагогика (Moscow: Pedagogika), 1983b. p. 222-230.

ВЫГОТСКИЙ, Л. С. (VYGOTSKY, L. S.). Основные проблемы современной дефектологии (The Fundamental Problems of Defectology). In: Собрание Сочинений: Основы дефектологии (The Collected Works: The Fundamentals of Defectology). Москва: Педагогика (Moscow: Pedagogika), 1983c. p. 6-33.

ВЫГОТСКИЙ, Л. С. (VYGOTSKY, L. S.). Коллектив Как Фактор Развития Дефективного Ребенка (The collective as a factor in the development of the abnormal child). In: Собрание Сочинений: Основы дефектологии (The Collected Works: The Fundamentals of Defectology). Москва: Педагогика (Moscow: Pedagogika), 1983d. p. 196-218.

ВЫГОТСКИЙ, Л. С. (VYGOTSKY, L. S.). К Вопросу О КомпенсаторныхПроцессах В РазвитииУмственно Отсталого Ребенка (Compensatory Processes in the Development of the Retarded Child). In: Собрание Сочинений: Основы дефектологии (The Collected Works: The Fundamentals of Defectology). Москва: Педагогика (Moscow: Pedagogika), 1983e. p. 115-136.

ВЫГОТСКИЙ, Л. С. (VYGOTSKY, L. S.). Проблема Умственной Отсталости (The Problem of Mental Retardation). In: Собрание Сочинений: Основы дефектологии (The Collected Works: The Fundamentals of Defectology). Москва: Педагогика (Moscow: Pedagogika), 1983f. p. 231-256.

WERTSCH, J. V. Mediation. In: DANIELS, H.; COLE, M.; J. WERTSCH, J. (Eds.). The Cambridge Companion to Vygotsky. New York: Cambridge University Press, 2007. p. 178-192.

Publicado
2020-08-20
Seção
Artigos