A Atuação do Estado Brasileiro nas Políticas Públicas para Educação Profissional nos Governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1202

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Educação Profissional, Acumulação flexível do capital.

Resumo

Este artigo discute as principais políticas públicas voltadas à educação profissional dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) no contexto da fase de acumulação flexível do capital. Focaremos nossas discussões nos programas PLANFOR e PROEP para o período de 1995 a 2002; para o período de 2003 a 2010, nos programas e ações: fortalecimento e expansão da Rede Federal de Ensino Técnico, criação da Rede e-TEC Brasil, no programa Brasil Profissionalizado; por fim, no acordo de gratuidade com o Sistema S. Essa é uma pesquisa documental e bibliográfica ancorada nos conceitos de “Estado” de (GRAMSCI, 1991).  É possível afirmar que no período estudado, as diferentes articulações entre a educação e o trabalho foram mediadas pelo Estado em âmbito federal por meio de políticas públicas voltadas à educação profissional as quais atenderam, em maior parte, aos interesses de organismos internacionais e grupos de empresários nacionais os quais requisitavam força de trabalho mais flexível adaptada as novas demandas do sistema produtivo na fase de acumulação flexível do capital.

Biografia do Autor

Arão Davi Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Arão Davi Oliveira é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado- da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Professor na graduação em Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera Campo Grande, MS/ Brasil, também, da Faculdade Campo Grande (FCG), MS/ Brasil; é membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCDB, e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCB/DF; Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil; E-mail: adodavi@gmail.com.

Celeida Maria Costa de Souza e Silva, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Celeida Maria Costa de Souza e Silva é Doutora em Educação, Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), MS/Brasil; é Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCDB, e Vice-líder  do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado PPGE/UCB/DF; E-mail:celeidams@uol.com.br.

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Publicado

2019-04-10

Como Citar

Oliveira, A. D., & Silva, C. M. C. de S. e. (2019). A Atuação do Estado Brasileiro nas Políticas Públicas para Educação Profissional nos Governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(50), 177–198. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1202

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