A Inteligência Humana e o Cotidiano Escolar

Autores

  • Vilma Lení Nista-Piccolo Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Yara Machado da Silva Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Flora Loureiro de Mello Universidade de Sorocaba (UNISO)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1114

Palavras-chave:

inteligência humana, cotidiano escolar, práticas pedagógicas.

Resumo

A inteligência, como fenômeno, sempre intrigou a humanidade, tornando-se alvo de muitos pesquisadores ao longo do tempo. Howard Gardner é um referencial nessa área por ter apresentado uma teoria que transcende as habilidades lógicas do pensamento como a forma mais elevada do conhecimento humano, considerando diferentes manifestações de capacidades cognitivas, não antes classificadas dessa forma. O conceito de inteligência está diretamente relacionado à nossa cultura, e pode ser demonstrado pela capacidade de resolver problemas, aprender e se expressar de forma eficiente, estabelecer relações entre os conteúdos e pensar de forma abstrata. Atualmente, ainda encontramos pessoas que integram o contexto escolar, definindo como inteligentes apenas os alunos com bom desempenho, o que demonstra que a questão da inteligência está pautada em paradigmas que precisam ser superados. Ter a teoria das Múltiplas Inteligências como base pedagógica pode conduzir o professor a encontrar novas propostas de atividades e diferentes caminhos para ensinar. O presente estudo investigou o que pensam os professores da rede municipal de Sorocaba sobre o conceito de ser inteligente. Foi possível observar que há uma tendência intrínseca em compreender a inteligência de forma mais ampla e complexa, contudo há uma carência de referencial teórico que embase uma prática pedagógica com a finalidade de desenvolver as múltiplas potencialidades dos alunos.

Biografia do Autor

Vilma Lení Nista-Piccolo, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Yara Machado da Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Aluna do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO). Professora de Educação Física.

Flora Loureiro de Mello, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Professora de Educação Física.

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Nista-Piccolo, V. L., Silva, Y. M. da, & Mello, F. L. de. (2018). A Inteligência Humana e o Cotidiano Escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 27–41. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1114

Edição

Seção

Artigos