Os currículos praticados no cotidiano escolar na educação de surdos: entre a prescrição e a emancipação

Autores

  • Danielle Aguiar Fini Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio
  • Andréa Rosana Fetzner Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1101

Palavras-chave:

educação de surdos, INES, currículos praticados.

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa realizada em Programa de Pós-Graduação em Educação. Buscou-se compreender a relação entre as prescrições e as práticas curriculares de duas professoras dos anos iniciais do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A metodologia envolveu a observação participante e entrevistas semiestruturadas. O estudo apresenta um breve panorama da história do INES, destacando seu espaço na educação de surdos no Brasil e reflexões acerca da importância do estudo curricular na educação de sujeitos surdos, considerando as especificidades da surdez e a importância da linguagem para a integração social e para a aprendizagem. Optando por uma análise de base intercultural, o resultado aponta para duas perspectivas curriculares de regulação: uma prescritiva e outra que ultrapassa a prescrição, por meio de práticas curriculares que valorizam os conhecimentos, referentes ao cotidiano, trazidos pelos estudantes e, portanto, regulações que contribuem para emancipação dos estudantes e dos docentes.

Biografia do Autor

Danielle Aguiar Fini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, na linha de pesquisa práticas educativas, linguagens e tecnologia. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo/GEPAC. Graduada em Pedagogia (Habilitação em Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é docente no Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência em Educação, com ênfase na Educação Infantil.

Andréa Rosana Fetzner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2007), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1999) e licenciada em Ciências Sociais pela mesma Universidade (1991). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/PPGEDU, professora associada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio.

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Publicado

2018-05-23

Como Citar

Fini, D. A., & Fetzner, A. R. (2018). Os currículos praticados no cotidiano escolar na educação de surdos: entre a prescrição e a emancipação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(48), 219–239. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1101

Edição

Seção

Artigos