História e memória do percurso educativo de Célia Goiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.992

Palavras-chave:

práticas educativas, biografia, educação, memória.

Resumo

O objetivo foi compreender as práticas educativas, leituras e representações que eram tecidas pela educadora Célia Goiana, uma professora cearense que participou ativamente do processo educativo do estado. O percurso metodológico utilizado na pesquisa foi a história oral biográfica, com ênfase na trajetória formativa e educativa. A entrevista híbrida, gravada, transcrita, textualizada e validada foi utilizada como fonte primária e associada a outras fontes secundárias – documentos pessoais, prêmios e fotos – com o intuito de desvelar os meandros pertinentes à história e à memória da educação no Ceará na primeira metade século XX. Os resultados demonstraram que Célia Goiana foi uma educadora à frente de seu tempo, pois rompeu paradigmas sociais ao se dedicar à educação e contrariar os anseios de seus pais, que pretendiam formar uma filha médica, principalmente quando atuou nas classes menos favorecidas, mesmo possuindo uma formação educativa elitizada. Ela se dedicou com afinco à profissão docente, atuando na educação infantil, com alfabetização de crianças; no ensino fundamental, com escolas em comunidades carentes e em colégios mais elitistas; e no nível superior, com formação de profissionais para o magistério. Nesse nível de educação, consagrou-se personagem de referência para a história do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará; suas memórias imortalizam não apenas a história do curso, mas da própria instituição, que não possuía o cuidado de arquivar documentos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)

Scarlett O'hara Costa Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Bolsista CAPES. Integrante do grupo de pesquisa "Práticas Educativas, Memória e Oralidades".

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

Fialho, L. M. F., & Carvalho, S. O. C. (2017). História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(45), 137–157. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.992

Edição

Seção

Artigos