Da dimensão pessoal na formação inicial de professores

Autores

  • Laura Noemi Chaluh Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.964

Palavras-chave:

Formação inicial, diálogo, escuta, Pedagogia.

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados produzidos a partir de uma pesquisa que objetivou analisar e compreender os processos formativos desencadeados por um grupo de graduandos do curso de Pedagogia, de uma universidade do interior do estado de São Paulo, no contexto de um projeto de extensão. A perspectiva de formação, sustentada na trilogia linguagem-coletividade-empoderamento, legitima a produção coletiva do conhecimento em um espaço de diálogo e escuta que valoriza a autoria desses futuros professores. Socializo aqui uma proposta na qual foi possível perceber os valores e a intimidade construída no grupo, o reconhecimento do outros, a proximidade, o falar, o escutar, o olhar solidário. Uma proposta de formação que mostra a importância de resgatar a dimensão pessoal da profissão docente. Uma formação que legitima uma atenção e cuidado nas relações instituídas no contexto escolar, deixando em evidência que a formação docente não se constitui apenas por aspectos técnicos e científicos. O reconhecimento da subjetividade nos processos formativos talvez seja um diferencial na qualidade de educação que tanto almejamos.

Biografia do Autor

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Profa. Dra. do Departamento de Educação, a´rea de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP (Rio Claro)

 

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Chaluh, L. N. (2017). Da dimensão pessoal na formação inicial de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 181–200. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.964

Edição

Seção

Artigos