Aspectos das práticas escolares da escola de Língua Japonesa e Internato de Pilar do Sul: rituais e festas

Autores

  • Adriana Aparecida Alves Silva Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Wilson Sandano Universidade de Sorocaba (UNISO)

Resumo

Os resultados apresentados neste artigo fazem parte de pesquisa que investigou o campo escolar de Pilar do Sul, SP. Em meados da década de 50, esse campo era constituído por quatro escolas, entre as quais a Escola de Língua Japonesa. Este trabalho busca compreender a história dessa escola, analisando os rituais e festas do cotidiano escolar como parte de suas práticas que compõem as “culturas escolares” no período referente a 1950, ano de fundação, a 1970, ano de fechamento da escola. Foram utilizadas fontes escritas, orais e iconográficas, considerando a posição de Le Goff (1990) sobre a ampliação da noção do documento. A análise evidenciou, entre outros aspectos, que os rituais e festas eram mais do que atividades escolares, eram momentos propícios para a difusão de conhecimentos, normas e valores legitimados pela escola e pela comunidade japonesa.

Palavras-chave: Imigração Japonesa. Rituais e Festas escolares. Pilar do Sul.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Alves Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba; graduada em Pedagogia; professora titular da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Wilson Sandano, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba; graduado em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba; professor titular da Universidade de Sorocaba (UNISO).

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Publicado

2013-12-17

Como Citar

Silva, A. A. A., & Sandano, W. (2013). Aspectos das práticas escolares da escola de Língua Japonesa e Internato de Pilar do Sul: rituais e festas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (36). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/708

Edição

Seção

Artigos