Notas sobre a história da formação para o magistério: formação e profissionalização

  • Maria José Aviz do Rosário Centro de Educação da Universidade Federal do Pará

Resumo

Este artigo é fruto de discussões e incursões teóricas que dão sustentabilidade ao projeto de pesquisa, “Memórias de professoras: um estudo sobre a escolarização em educandários paraenses nos anos 50/60”, do CED/UFPA; discute o processo de formação e profissionalização de professoras(es), desde sua gênese até os dias atuais, e tem dupla tarefa: a primeira discutir e refletir, ainda que de forma introdutória, o papel ou papéis desempenhado historicamente por professoras(es) bem como o processo de sua formação e, a segunda, servir de referencial (introdutório) para o processo de discussão acerca da temática tão necessária nos dia atuais e ao mesmo tempo remeter à academia e grupos ligados à temática, elementos outros para a compreensão e debate sobre a produção do conhecimento nessa área.

Biografia do Autor

Maria José Aviz do Rosário, Centro de Educação da Universidade Federal do Pará

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestra em Educação (UNIMEP-SP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

AEC DO BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro: Olímpica, 1965.

CARVALHO, Laerte Ramos de. In: HOLLANDA, S. R. História geral da civilização brasileira. São.Paulo: DIFEL, 1972.

CIPRIANO, Carlos Luckesi. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1984.

COSTA, Marisa C. Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.

HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990.

KANT, Immanuel. Textos seletos. Tradução de Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fenari. Petropólis: Vozes, 1985.

LEMME, Paschoal. Memórias. São Paulo: Cortez; Brasília: INEP, 1988.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary (org). História das mulheres do Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1997.

MARTINS, Maria Anita Viviane. O professor como agente político. São Paulo: Loyola, 1987.

NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Porto-Portugal: Editora Porto, 1992.

RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação: a organização escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

ROSÁRIO, Maria José Aviz. A organização da educação do Município de Belém-PA. De 1937 a 1945. Piracicaba, 1998. 145p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de Piracicaba.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Bertrand, 1992.

SAVIANI, Demerval. A Nova Lei da Educação: LDB trajetórias limites e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1999.

Publicado
2013-11-11
Seção
Dossiê