Formação de professores: história da educação e suas interfaces com o ensino de História no Paraná (1973 a 2003)

  • Elaine Rodrigues Universidade Estadual de Maringá.
  • Fátima Maria Neves Universidade Estadual de Maringá.
  • Sonia Maria Vieira Negrão Universidade Estadual de Maringá

Resumo

objetiva-se integrar o campo de estudos acerca dos processos de apropriação e circulação dos saberes afetos ao ensino e à pesquisa em História da Educação. A temporalidade dos documentos eleitos está circunscrita aos de 1983 a 2003. A análise amparou-se na postura que compreende currículos ou programas disciplinares como dispositivos que tendem a legitimar discursos no campo educacional, gestando “verdades”. Ao concluir, reafirma-se que os documentos analisados e considerados como desdobramentos do ensino e da pesquisa em História da Educação no Paraná, observando-se possíveis interfaces com o conteúdo prescrito para o ensino de história, que aí figuram e possibilitam discernir o que foi culturalmente selecionado para o conhecimento de professores e alunos.

Palavras-chave: Educação no Paraná. Ensino e Pesquisa em História da Educação. Ensino de História.

Biografia do Autor

Elaine Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá.
Doutora em História e Sociedade pela Unesp/Assis/SP. Profa. Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-graduação, mestrado e doutorado, em Educação da Universidade Estadual de Maringá.
Fátima Maria Neves, Universidade Estadual de Maringá.
Doutora em História e Sociedade pela Unesp/Assis/SP. Profa. Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.
Sonia Maria Vieira Negrão, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Educação pela Unesp/Marília/SP. Profa. Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado
2013-05-27
Seção
Artigos