A brinquedoteca universitária enquanto um espaço para as crianças de criação e imaginação

Autores

  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Tuane Francelino Araújo Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(08)

Palavras-chave:

Brinquedoteca, Culturas Infantis, Sociologia da Infância

Resumo

Esse artigo visa apresentar uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas em uma brinquedoteca universitária situada no Sul de Minas Gerais, especificamente a partir do desenvolvimento do projeto de pesquisa denominado “Brincando com sucatas”. A metodologia utilizada consistiu na realização de oficinas junto às crianças e na realização de observação e filmagens em áudio e vídeo feitas pelas pesquisadoras e também pelas crianças. O referencial teórico adotado para o estudo está pautado nos pressupostos da Sociologia da Infância. Foi possível constatar que as crianças têm interesse por brinquedos artesanais feitos com sucata, mas que o interesse delas em produzir seus próprios brinquedos é bem maior. A pesquisa mostrou também a importância de se possibilitar um espaço lúdico de troca e de interação entre pares por meio do brincar, no qual a criança possa produzir e sentir-se à vontade em realizar suas atividades utilizando a sucata como matéria prima para sua imaginação.

Palavras-chave: Brinquedoteca; culturas infantis; sociologia da infância.

 

 

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Pedagoga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Doutora em Educação pela mesma instituição. Cursou estágio de doutoramento no Instituto da Criança na Universidade do Minho (UM/Portugal). É docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras e vunculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Tuane Francelino Araújo, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma instituição.

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Oliveira, F. de, & Araújo, T. F. (2016). A brinquedoteca universitária enquanto um espaço para as crianças de criação e imaginação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(43), 143–160. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(08)

Edição

Seção

Dossiê