Aproximações para uma pedagogia universitária na voz de professores da educação básica

Autores

  • Marina Maria Dias Cavalcante Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Isabel Magda Said Pierre Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Resumo

Este estudo se insere no campo de conhecimento da Pedagogia Universitária, tomando por base nossa trajetória de professora dos cursos de pós-graduação. Partimos da seguinte questão: quais as contribuições que os profissionais da educação básica podem trazer para a elaboração de uma pedagogia universitária? Temos, assim, o objetivo de analisar as reflexões e proposições de profissionais da educação básica sobre a Pedagogia Universitária com origem nas suas memórias de formação e na prática pedagógica escolar. No âmbito das pesquisas qualitativas, a opção é pelo referencial teórico-metodológico, difundido pelas ideias de Ghedin e Franco (2008). Temos constatações oriundas da voz dos professores que apontaram para: a memória de formação; a formação contínua; as práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Marina Maria Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Profa. adjunta da Universidade Estadual
do Ceará (UECE).

Isabel Magda Said Pierre Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal
do Ceará (UFC). Pedagoga do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Cavalcante, M. M. D., & Carneiro, I. M. S. P. (2013). Aproximações para uma pedagogia universitária na voz de professores da educação básica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (34). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/82

Edição

Seção

Artigos