Passos para acionar e efetivar um currículo-dançante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1596

Palavras-chave:

Dança., Currículo, Filosofia da Diferença

Resumo

Este artigo trata dos passos dados no território de um currículo, em uma investigação, para acionar e efetivar um currículo-dançante, composto de experimentações com dança. A pesquisa, realizada em uma escola pública da Grande Belo Horizonte, em turmas do 8º e do 9º ano do ensino fundamental, trabalhou com conceitos e compreensões dos estudos curriculares pós-críticos e da filosofia da diferença. A investigação criou e utilizou como metodologia o dançarilhar, isto é: uma composição feita de cartografia + dança e que se inspira tanto nos estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari como no “Andarilho” de Nietzsche para apostar em um currículo que faz experimentações com a dança. Este artigo traz resultados dessa investigação e mostra toda a movimentação para a criação de um currículo-dançante que convida corpos a dançar no espaço entre um currículo-maior e um currículo-menor, subverte o senso comum em relação à dança e à demanda por dança como um “currículo turístico” e, desde os seus primeiros passos, produz resistências e desencadeia devires.

Biografia do Autor

Carla Char, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda e mestre em Educação e Pedagoga com ênfase em Dança pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Artista da dança, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas (GECC), FaE/UFMG – CNPq, e do grupelho Grupo de Estudos e Ações em Filosofia e Educação, FaE/UFMG – CNPq.

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Pesquisadora 1C do CNPq. Fundadora e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas (GECC) da FaE/UFMG.

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

Char, C., & Alves Paraíso, M. (2022). Passos para acionar e efetivar um currículo-dançante. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(58), 33–54. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1596

Edição

Seção

Dossiê: Currículo, resistência e criação com as artes