Identificação de altas capacidades em mulheres do Ensino Superior: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1545

Palavras-chave:

altas capacidades, ensino superior, estudantes estrangeiros

Resumo

Na literatura especializada, existe uma grande lacuna em relação à identificação de estudantes com altas capacidades no Ensino Superior, e mais ainda quando se trata de estudantes estrangeiros. Assim, o objetivo principal deste artigo foi identificar evidências de altas capacidades em estudantes estrangeiros falantes de Espanhol no Ensino Superior. A pesquisa configurou-se como descritiva, com abordagem qualitativa. As participantes foram duas mulheres, sendo uma estudante estrangeira regularmente matriculada em um curso de Ensino Superior no nível de mestrado de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, Brasil, nomeada como P2, e uma pessoa indicada pela estudante como segunda fonte, F2. Os resultados apontaram que P2 atingiu os escores estabelecidos de 70% em todos os instrumentos e foi indicada nas áreas: Musical, Linguística, Espacial e Intrapessoal, Liderança, Criatividade, Atividades Artísticas e Esportivas. Infere-se a importância da continuidade de estudos com essa população de estudantes.

Biografia do Autor

Ana Paula Santos de Oliveira, UFSCar

Estudiante de Doctorado en el Programa de Posgrado en Educación Especial (PPGEEs), Universidad Federal de São Carlos, (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil.

Rosemeire de Araujo Ragni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente en el Programa de Posgrado en Educación Especial (PPGEEs), Universidad Federal de São Carlos, (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Oliveira, A. P. S. de, & Ragni, R. de A. (2022). Identificação de altas capacidades em mulheres do Ensino Superior: um estudo de caso. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(60), 265–286. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1545