Dona Antonieta e os significados de uma vida como diretora do Ginásio de São Roque: uma perspectiva Weberiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1426

Palavras-chave:

gestão escolar, Ginásio de São Roque, valores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a compreensão das ações sociais desempenhadas por Antonieta de Araújo Cunha, que atuou por mais de duas décadas na educação secundária da cidade de São Roque, SP, e na construção e direção do ginásio da cidade. Para compreender essas ações sociais, foi utilizada uma abordagem qualitativa da metodologia de história oral, tendo como base a história oral temática, tendo sido realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com pessoas que tiveram convivência direta com a diretora ao longo do período em que ela atuou na administração da escola. O referencial teórico adotado nesta pesquisa foi a Sociologia Compreensiva de Max Weber, que fundamentou a compreensão da conduta humana dotada de sentido. Conclui-se que os significados vinculados às ações sociais executadas pela diretora Antonieta se sintetizam em categorias baseadas em valores de ordem, controle, autoridade, obediência e padrões estéticos e higiênicos, ainda presentes no imaginário social da comunidade local de São Roque.

Biografia do Autor

Tarina Unzer Lenk, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Professora Adjunta do Instituto Federal de São Paulo e Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Wilson Sandano, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Sorocaba (UNISO).

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Publicado

2020-08-20

Como Citar

Lenk, T. U., & Sandano, W. (2020). Dona Antonieta e os significados de uma vida como diretora do Ginásio de São Roque: uma perspectiva Weberiana . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 25(54). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1426

Edição

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Artigos