Alunos com deficiência intelectual aprendendo frações: ações pedagógicas intencionais baseadas em conceitos da defectologia de Vygotsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1402

Palavras-chave:

Psicologia educacional, psicologia histórico-cultural, defectologia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de aprendizagem de frações por dois alunos com deficiência intelectual, coletivamente a alunos sem deficiência. O tipo de procedimento utilizado foi a pesquisa intervencionista. Foram dezoito os sujeitos de pesquisa, compostos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, dois dos quais com deficiência intelectual/sujeitos-foco. Utilizaram-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: 10 observações, totalizando 8h20m, e 10 escritos de análise documental. Os resultados mostraram que os alunos com deficiência intelectual aprenderam conceitos científicos que envolviam o conceito de frações, principalmente em relação à ideia de parte-todo. O estudo concluiu que a compreensão do conteúdo matemático, especialmente conceitos científicos sobre frações no processo educacional de alunos com deficiência intelectual, pode ser eficaz quando ocorre em processos que envolvem ações pedagógicas intencionais − com base nos conceitos da defectologia de Vygotsky.

Biografia do Autor

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doctorate in Education from the Federal University of Pelotas (UFPel). Professor of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pampa (Unipampa). Research productivity fellowship of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). E-mail: bentoselau@gmail.com

Sastria de Paula Rodrigues, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Master’s Degree in Education from the Federal University of Pampa (Unipampa). Educational Affairs Technician at the Sul-RioGrandense Federal Institute for Science, Education, and Technology (IFSul).

Fabiane Costas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Postdoctorate in Education from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria (UFSM).

Aliciene Cordeiro, Uninversidade de Joinville (Univille)

 Postdoctorate in Education from the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). Professor of the Graduate Program in Education at the University of the Joinville Region (Univille).

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Publicado

2020-08-20

Como Citar

Selau, B., Rodrigues, S. de P., Costas, F., & Cordeiro, A. (2020). Alunos com deficiência intelectual aprendendo frações: ações pedagógicas intencionais baseadas em conceitos da defectologia de Vygotsky . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 25(54). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1402

Edição

Seção

Artigos