Planejamento da política para a educação especial nos Planos de Ações Articuladas (PAR) de municípios sul-mato-grossenses

  • Jassonia Lima Vasconcelos Paccini Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Paranaíba.
  • Nesdete Mesquita Correa UFMS

Resumo

Este estudo discute as ações da educação especial previstas no Plano de Ações Articuladas (PAR) de quatro municípios do estado de Mato Grosso do Sul (MS), no período de 2007 a 2010. A investigação baseou-se em fontes documentais elaboradas nesse período, em particular o Plano Plurianual (2008-2011) do governo federal, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e a Síntese do PAR dos municípios sul-mato-grossenses, destacando-se as ações relativas à educação especial. Os resultados evidenciam que a formação de professores e de profissionais de serviços de apoio escolar e a infraestrutura física e recursos pedagógicos são ações comuns de demanda no PAR dos municípios pesquisados, foco de investimento no planejamento da política educacional para a educação especial. Tais ações apresentam consonância com os programas e planos de governo.

Biografia do Autor

Jassonia Lima Vasconcelos Paccini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Paranaíba.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação
– Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom
Bosco (UCDB), sob a orientação da Profa. Dra. Regina T. C.
Oliveira. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso
do Sul (UFMS), Campus de Paranaíba.
Nesdete Mesquita Correa, UFMS
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação
– Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS), sob a orientação da Profa.
Dra. Mônica de C. M. Kassar. Docente do Centro de Ciências
Humanas e Sociais/CCHS/UFMS, em Campo Grande.

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Publicado
2013-05-31
Seção
Dossiê