Desafios da Complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular

  • Idália Sá Chaves Universidade de Aveiro
  • Fátima Paixão Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Antonio Cachapuz Instituto Politécnico de Castelo Branco

Resumo

O acelerado desenvolvimento científico e tecnológico, bem como a decorrente mudança na natureza das arquitecturas sociais e das relações interpessoais, que a partir do processo de mundialização se observam, determinam profundas alterações no modo como os cidadãos percebem, representam e compreendem o mundo. Com o presente texto, que decorre de um trabalho de pesquisa desenvolvido em Portugal pelos autores, procura-se contribuir para a compreensão das implicações educacionais de tais mudanças e que apontam para uma nova filosofia curricular no quadro do desenvolvimento de novas competências de cidadania. O objectivo é reflectir acerca dos princípios de fundamentação curricular na sua relação com os saberes básicos, com a reorganização dos sistemas educativos, com a investigação e com a formação de professores. Procura-se ainda evidenciar a relação entre o conjunto de novos princípios de fundamentação curricular decorrente da pesquisa e as propostas que, nesse âmbito, são feitas no domínio da mais recente legislação portuguesa.

Biografia do Autor

Idália Sá Chaves, Universidade de Aveiro
Professora Auxiliar, Universidade de Aveiro, Portugal
Fátima Paixão, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Professora Adjunta, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal,
Antonio Cachapuz, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Professor Catedrático, Universidade de Aveiro, Portugal

Referências

Conselho Nacional de Educação - Seminário “Qualidade e Avaliação da Educação. Para um Contrato Socio-educativo”, Lisboa, 2002.

Decreto-lei nº 6/2001, in Diário da República-I Série-A, nº 15 de 18 de Janeiro de 2001.

Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei nº 46/86 de 14 de Outubro in Diário da República, Lisboa, 1986.

Ministério da Educação (DEB) – “Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais,” Lisboa, 2001.

Ministério da Educação (DEB) – “Organização Curricular e Programas. 1º ciclo do Ensino Básico” (2ª Ed.), Lisboa, 1998.

Ministério da Educação (DEB) – “Gestão Flexível do Currículo. Escolas Partilham Experiências”, Lisboa, 2001.

Ministério da Educação (DEB) – “Reorganização Curricular do Ensino Básico. Princípios, Medidas e Implicações”, 2001. in http.//www.deb.min-edu.pt/rcurricular/reorganizacao-curricular-EB. Disponível em 10.05.2002.

RODRIGUES, M.J., Seminário do Conselho Nacional de Educação, Estratégias de Desenvolvimento e Qualidade da Educação, Lisboa, Março de 2002.

Publicado
2013-11-05
Seção
Ponto de Vista