Saberes tradicionais sobre as serpentes e implicações para educação ambiental intercultural

Autores

  • Maria Aparecida de Souza Perrelli Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Paula Helena Santa-Rita Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Ariane Zanirato Contini

Resumo

O presente estudo teve como objetivos identificar saberes e práticas indígenas em relação às serpentes e refletir sobre a educação ambiental nesse contexto. Indígenas kaiowá/guarani de Mato Grosso do Sul foram entrevistados e narraram seus conhecimentos sobre as serpentes (morfoespécies locais, ecologia, comportamento, biologia, entre outros), as práticas de extermínio desses animais, bem como de prevenção e cura de acidentes ofídicos. Do ponto de vista da ciência ocidental, algumas práticas relatadas acarretam prejuízos ao meio ambiente e comprometem a vida das pessoas. Defende-se uma educação ambiental intercultural, que coloca os saberes locais em diálogo com a ciência ocidental, como alternativa para promover a construção de novos saberes e práticas que resultem na salvaguarda dessas pessoas.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Souza Perrelli, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP). Bióloga. Professora e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Paula Helena Santa-Rita, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Bióloga e veterinária. Coordenadora do Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Ariane Zanirato Contini

Bióloga pela Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

2013-06-07

Como Citar

Perrelli, M. A. de S., Santa-Rita, P. H., & Contini, A. Z. (2013). Saberes tradicionais sobre as serpentes e implicações para educação ambiental intercultural. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/201

Edição

Seção

Artigos