Expansão da educação superior e arquiteturas acadêmicas: tensões e desafios

  • Maria Estela Dal Pai Franco Franco UFRGS
  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Arabela Campos Oliven UFRGS
  • Maria Alba Pereira de Deus Universidade Federal de Viçosa
  • Cristina Zanettini Ribeiro UFRGS

Resumo

O artigo trata da expansão da educação superior brasileira na relação com arquiteturas acadêmicas surgidas pós-LDB1996, analisando marcos regulatórios e estatísticas oficiais. São identificados dois movimentos expansionistas, suas arquiteturas, tensões e desafios: o primeiro relacionado à inclusão social pela via da diversidade e estratégias de diversificação como o PROUNI e o Reuni; e o segundo relacionado à inclusão internacional pela via da referência em padrões desdobrados da globalização. Os desafios convergem para a importância de uma política de Estado que ultrapasse governos e facções políticas e que a internacionalização seja indutora de uma expansão orientada para o social e para a qualidade da universidade pública brasileira.

Biografia do Autor

Maria Estela Dal Pai Franco Franco, UFRGS
Doutora em Ciências Humanas. Professora titular PPGEdu/UFRGS. Coordenadora do GEU-Ipesq/Edu/UFRGS.
Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Doutora em Ciências Humanas. Diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Centro de Estudos em ES/PUCRS e do RIES. Pesquisadora do CNPq.
Arabela Campos Oliven, UFRGS
Professora da linha de pesquisa Universidade: teoria e prática do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e pesquisadora do GEU.
Maria Alba Pereira de Deus, Universidade Federal de Viçosa
Doutora em Educação, linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade. Professora da Universidade Federal de Viçosa/MG,
Cristina Zanettini Ribeiro, UFRGS
Mestre em Educação UFRGS.

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Publicado
2013-06-04
Seção
Dossiê