Sentido e importância do ‘Direito’ nos cursos de Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1356

Palavras-chave:

Direito. Cursos de graduação. Sujeito de Direito.

Resumo

Este artigo busca apresentar uma reflexão a respeito de como a pessoa constrói/reconstrói a noção de Sujeito de Direito enquanto cidadã, com o objetivo de assegurar a Dignidade humana. Nesses termos, foi desenvolvido um estudo a respeito dos saberes do Direito. A análise realizada permite perceber que a práxis educacional, materializada na dialética entre Educação e Direito, possibilita conceber o Sujeito de Direito a partir da percepção de ‘valor absoluto’ atinente a todo ser humano. O artigo é proveniente de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico. O estudo apresenta resultados fundamentados em uma pesquisa empírica, evidenciando que a materialização do conhecimento significativo, fruto também da inclusão do saber jurídico no currículo de todas as graduações, deve ser aperfeiçoado nas Instituições de Ensino Superior responsáveis pela formação humanística do estudante. 

Biografia do Autor

Pedro Laudinor Goergen, Universidade de Sorocaba - Uniso

Pos-doutorado na Universidade de Bochum e no Instituto Max Planck da Alemanha. Doutorado em Filosofia - Ludwig Maximilians Universität München. Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Imaculada Conceição. Professor titular da Universidade de Sorocaba (Uniso).

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

Goergen, P. L. (2019). Sentido e importância do ‘Direito’ nos cursos de Graduação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 20(52), 231–252. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1356

Edição

Seção

Artigos