Educação tecnológica, formação de professores e educação a distância como políticas de expansão da educação superior no Brasil Pós-LDB/96

Autores

  • Stella Cecília D. Segenreich Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
  • Arlete Maria M. de Camargo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Celia Regina Otranto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mauricio Castanheira Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
  • Olgaises Cabral Maués Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

Este trabalho analisa a seguinte questão: Como as políticas públicas de expansão da educação superior brasileira pós-LDBEN/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) se configuram nas modalidades acadêmicas da educação profissional tecnológica, da formação de professores e da educação à distância? Tomando como referência o Plano Nacional de Educação (PNE), em 2001, e as estatísticas do período 2001–2008, constatou-se que estas modalidades acadêmicas constituem o tripé em que se têm assentado as políticas públicas da expansão deste nível de ensino no Brasil, na primeira década de 2000. Buscou-se, ainda, descrever a trajetória desses eixos e suas principais questões que não só se entrelaçam como estabelecem interfaces com outros temas que estão sendo pesquisados neste projeto, tais como internacionalização, arquiteturas acadêmicas, financiamento e trabalho docente.

Biografia do Autor

Stella Cecília D. Segenreich, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Doutora em Educação pela UFRJ. Professora Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Arlete Maria M. de Camargo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela UFMG. Professor Associado II da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Celia Regina Otranto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP. Doutora em Ciências Sociais pela UFRRJ. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mauricio Castanheira, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Olgaises Cabral Maués, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Université de Scienceset Technologies de Lille, France. Professora Associada III da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2013-06-03

Como Citar

Segenreich, S. C. D., Camargo, A. M. M. de, Otranto, C. R., Castanheira, M., & Maués, O. C. (2013). Educação tecnológica, formação de professores e educação a distância como políticas de expansão da educação superior no Brasil Pós-LDB/96. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/130

Edição

Seção

Dossiê