Indícios de resiliência na prática de professoras

Autores

  • Enivalda Vieira dos Santos Rezende Secretaria Municipal de Educação do Recife, Pernambuco
  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1020

Palavras-chave:

professoras, resiliência, prática pedagógica.

Resumo

Neste artigo, discutimos as características de resiliência manifestadas por professoras no exercício da docência. A noção de resiliência consiste na capacidade de resistir aos obstáculos e reagir diante de uma situação de risco. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida com 15 professoras de escolas municipais de Recife, PE. Utilizamos como procedimento a entrevista, cujos depoimentos foram organizados por meio da técnica de análise de conteúdo. As principais características de resiliência reveladas pelo grupo entrevistado foram: persistência; superação; fé em Deus, na capacidade dos alunos e nas possibilidades de mudança; bom humor e alegria; boa convivência no ambiente de trabalho; amor pelo trabalho e crianças; criatividade e esperança. As professoras demonstram superar limites, enfrentar desafios, romper preconceitos e sobressair-se aos infortúnios da profissão. Frente ao exposto, é possível afirmar que esses indícios de resiliência interferem de maneira positiva no contexto escolar.

Biografia do Autor

Enivalda Vieira dos Santos Rezende, Secretaria Municipal de Educação do Recife, Pernambuco

Doutora em Educação pela UFPE. Tecnica em Educação Secretaria Municipal de Educação do Recife-PE. Professora da Rede Estadual de Pernambuco.

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associado I do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

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Publicado

2017-11-06

Como Citar

Rezende, E. V. dos S., & Machado, L. B. (2017). Indícios de resiliência na prática de professoras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(46), 51–70. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1020

Edição

Seção

Artigos