Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá – um processo de exclusão

Autores

  • Tereza Christina M. A. Veloso UFMT.
  • Edson Pacheco de Almeida UFMT.

Resumo

O objetivo do trabalho é acrescentar dados à compreensão do fenômeno da evasão universitária, numa concepção institucional. Realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, tendo como participantes os Coordenadores de Curso, a Coordenação de Administração Escolar, a Coordenação de Processamento de Dados e a Pró Reitoria de Ensino de Graduação, onde propomos-nos acrescentar a abordagem qualitativa ao enfoque quantitativo dos estudos dessa natureza. Foram pesquisados quatorze cursos de graduação, e ao finalizarmos, supomos que a evasão nessa Instituição se caracteriza por um processo de exclusão e que, mais do que um processo dependente do aluno é um fenômeno institucional, reflexo da ausência de uma política de permanência do aluno no curso de sua opção.

Biografia do Autor

Tereza Christina M. A. Veloso, UFMT.

Mestre em Educação pela UFMT. Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição- UFMT.

Edson Pacheco de Almeida, UFMT.

Doutor em Administração Universitária pela Michigan State University. Professor Titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT.

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Publicado

2013-11-12

Como Citar

Veloso, T. C. M. A., & Almeida, E. P. de. (2013). Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá – um processo de exclusão. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (13). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/564

Edição

Seção

Artigos