O desenho infantil e as relações étnico-raciais na educação infantil: uma discussão necessária?

Autores

  • Flavia de Jesus Damião UFBA

Resumo

O presente artigo busca discutir a inserção do desenho e das relações étnico-raciais na educação infantil. Concebidos como produções sociais, o desenho infantil e as relações étnico-raciais são constituídos no plano da intersubjetividade, carregando em si a marca da tensão, do conflito, da influência e da interação entre a criança e o outro. Nessa perspectiva, o texto aponta o desenho infantil como uma linguagem social por meio da qual a criança representa experiências vividas e imaginadas, incluindo as de ordem étnico-raciais, buscando perceber a si e significar a sua realidade. A assunção da tarefa de problematizar o desenho e as relações étnico-raciais por parte das instituições que atendem as crianças de 0 a 6 anos deve ser realizada, porque na relação dialógica entre individualidade e sociedade, é necessário buscar um trânsito efetivo entre as várias possibilidades de ser, de estar no mundo, sem que isso possa significar a idéia de desigualdade entre as crianças.

Biografia do Autor

Flavia de Jesus Damião, UFBA

Professora de Educação Infantil da UFBA, Mestranda em Educação Brasileira na UFC.

Referências

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.
CUNHA JÚNIOR, Henrique. Africanidade, afrodescendência e educação. Educação em debate, Fortaleza, v.2, n.42, 2001.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: o desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.
FRENETTE, Marco. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/simbolo/raça/1099/inf_01.htm>. Acesso em: 31 jul., às 0h33min.
GUSMÃO, Neusa M. M. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.107, p.41-78, 1999.
HUYGHE, René. Sentido e destino da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado na criança. In: CAVACANTE, Zélia (Coord.). () .Arte na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
OLIVEIRA, Ivone Martins. Preconceito e autoconceito: identidade e interação na sala de aula. 2.ed. Campinas: Papirus, 1994.
SILVA, Maria Cintra. A constituição social de desenho da criança. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2013-06-14

Como Citar

Damião, F. de J. (2013). O desenho infantil e as relações étnico-raciais na educação infantil: uma discussão necessária?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (22). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/277

Edição

Seção

Dossiê