Políticas Públicas Educacionais para a Educação Pré-Escolar e as reformulações curriculares de 2016 em Portugal: o caso da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1198

Palavras-chave:

educação, pré-escolar, reforma curricular, Matemática.

Resumo

Analisou-se a influência das políticas económicas voltadas para a Globalização e o Neoliberalismo sobre o cotidiano Educação Pré-Escolar; os estudos do currículo, sua implementação e repercussão no desenvolvimento no trabalho pedagógico, desde o início da institucionalização da Educação Pré-Escolar até as novas reformulações curriculares (2016). Na busca de validação do tema, foi realizado um levantamento de estudos académicos no Repositório Científico Académico de Portugal, no período de 2006-2016. Desse inventário, foi possível perceber que a grande maioria das pesquisas são referentes às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as práticas pedagógicas centradas na preocupação do cumprimento do currículo. Para tanto, privilegiam-se os estudos do currículo sobre a educação da infância e as práticas pedagógicas para que se aponta, nomeadamente, sobre a matemática.

Biografia do Autor

Silvani Kempf Bolgenhagen, Universidade do Porto

Doutoranda Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Ariana Cosme, Universidade do Porto

Doutora em Educação pela Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal.

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Publicado

2019-04-10

Como Citar

Bolgenhagen, S. K., & Cosme, A. (2019). Políticas Públicas Educacionais para a Educação Pré-Escolar e as reformulações curriculares de 2016 em Portugal: o caso da Matemática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(50), 41–61. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1198

Edição

Seção

Artigos