A música como linguagem na educação de infância

Autores

  • Patrícia Alves Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, MS
  • Jucimara Silva Rojas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1143

Palavras-chave:

1. Educação Infantil, 2. Criança, 3. Música, 4. Linguagem, 5. Saberes.

Resumo

Este trabalho busca mostrar a importância da música como linguagem na aprendizagem da criança na escola, evidenciando que a ausência de instrumentos musicais e a não formação dos educadores em música, não influencia no agir pedagógico musicalizado. Contextualiza nos jogos e brincadeiras, o papel que a música desempenha no desenvolvimento histórico do ser humano, contribuindo para a formação biológica, afetiva, social, cognitiva e cultural. Partimos dos momentos que alicerçam para a história da música como ilustração, para contextualizar o tema. Enfatizamos teóricos como Merleau-Ponty, Wallon, Vigotsky, em momentos que perpassam desde a percepção fenomenológica do Ser, passando por sua socialização, mediação interdisciplinar, até a ludicidade, com efeitos de sentido. O movimento, o pensamento e o sentimento, partes da vida; o ritmo, a harmonia e a melodia, aspectos constitutivos da música, fazem a metáfora significativa desta escrita. Mostramos que a música pode fazer parte do agir pedagógico infantil como linguagem interativa, por meio de materiais alternativos ou o próprio corpo emitindo sons e construindo ritmos, com ações de educadores de infância, que compreendem a utilização da música como vivência e expressividade, sentimento, exercício de autonomia e ludicidade, permitindo a socialização, afetividade, aprendizagem e coordenação motora da criança.

Biografia do Autor

Patrícia Alves Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, MS

É licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), possui mestrado (2005) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Educação da mesma Universidade. Atua em formação docente universitária e práticas pedagógicas para educação infantil e educação especial: didática e ludicidade. Educadora desde 1995 até os dias atuais. 

Jucimara Silva Rojas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, MS

Profissional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professora Titular, com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1974),. Mestrado em Educação, Supervisão e Currículo: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) .Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós- Doutorado pela Universidade de Aveiro -Portugal em Formação, Desenvolvimento Humano e Ludicidade em Educação de Infância (2004). Atualmente como Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com experiência na área de Educação, ênfase em Educação,Formação Lúdica, Cultura e Prática Docente Interdisciplinar, atua principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Interdisciplinaridade, Filosofia da Infância , Cultura e Linguagem Simbólica,Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Infância, Formação,Prática Docente e Ludicidade Infantil em ações de efetividade teórica e prática.. 

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

Carvalho, P. A., & Rojas, J. S. (2018). A música como linguagem na educação de infância. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(49), 119–142. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1143

Edição

Seção

Dossiê