O papel da literatura infantil na formação da criança: concepções e práticas vivenciadas no PIBID em uma escola da Baixada Fluminense, RJ

Autores

  • Jonas Alves da Silva Junior
  • Michele dos Santos Melo Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(07)

Palavras-chave:

Literatura infantil, formação de leitor, PIBID.

Resumo

O presente trabalho foi fruto de experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2014, no Curso de Pedagogia da UFRRJ. A metodologia – de cunho qualitativo – foi calcada na observação de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município da Baixada Fluminense - Rio de Janeiro, e na entrevista do professor implementador de leitura da escola-campo. O interesse pela pesquisa surgiu a partir das dificuldades enfrentadas pelos educadores na formação de leitores ativos e o aparente desinteresse dos educandos pela leitura no ambiente escolar. Desse modo, a pesquisa visa discutir o conceito de literatura infantil em um breve aparato histórico, o papel social e histórico da literatura infantil na formação de sujeitos criativos e autônomos e a função do educador como um propiciador de momentos significativos na aprendizagem da criança. Como referencial teórico, optamos por dialogar com autores como Frantz, Góes, Costa, Sandroni e Machado, dentre outros. Conclui-se que as atividades de literatura infantil organizadas pelo professor em sala de aula são, muitas vezes, utilizadas como recurso pedagógico desvinculado da realidade sócio-histórico-cultural dos educandos. Tais resultados evocam a importância da formação de professores na construção de educadores leitores e aptos a estabelecer uma relação com a literatura infantil com base no diálogo, na arte, na ludicidade e na criatividade.

Biografia do Autor

Jonas Alves da Silva Junior

 

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO, Theodor W. et al. Teoria da cultura de massa. Tradução de Nelson Coutinho. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coleção explorando o ensino - Literatura: ensino fundamental. Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1997.

COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Ibpex, 2007.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático metodológicas. In: DALVI, Amélia Maria; RESENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola (Org.). São Paulo, SP: Parábola, 2013.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. O ensino da literatura nas séries iniciais. Ijuí: Unijuí, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GÓES, M. Lúcia Pimentel. Introdução à leitura infantil e juvenil. São Paulo: Pioneira, 1984.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 10. ed., São Paulo: Cortez, 2007.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem; visão geral. Entrevista concedida ao Jornalista Paulo Camargo, por ocasião da Conferência: Avaliação da Aprendizagem na Escola, Colégio Uirapuru, Sorocaba, SP, 8 out. 2005.

NERY, Maria Auxiliadora N. F; SILVA, Débora Catarina; Figueiredo, Paulo N. Atividades lúdicas e literatura infantil na prática pedagógica: evidência de uma amostra de escolas no Oeste do Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 223, 2008, p. 576-606

OLIVEIRA. M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Leitura prazer: interação participativa com a literatura infantil na escola. São Paulo: Paulinas, 1996.

PALO. Maria José; Oliveira, Maria Rosa D. Literatura Infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 2006.

PAULINO, Graça (Org.). O jogo do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Dimensão, 1997.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PERES, Ana Maria Clark. Desejando o livro: a essência da literatura infantil. In: PAULINO, Graça. O jogo do livro infantil (Org.). Belo Horizonte: Editora Dimensão, 1997.

RESENDE, Neide Luzia. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Amélia Maria; RESENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. (Org.). São Paulo: Parábola, 2013.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, Amélia Maria; RESENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. (Org.). São Paulo: Parábola, 2013.

SANDRONI, Laura C; MACHADO, Luiz Raul (Org.). A criança e o livro: guia prático de estímulo à leitura. São Paulo: Ática, 1998.

Sites consultados

CAPES. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 24 nov. 2015.

INFOESCOLA. Disponível em: <http://www.infoescola.com/psicologia/behaviorismo/>. Acesso em: 24 nov. 2015.

UFVJM. Disponível em: <http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/files/2011/05/TEND%C3%8ANCIA-PROGRESSISTA-CR%C3%8DTICO-SOCIAL.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2015.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

da Silva Junior, J. A., & Melo Fernandes, M. dos S. (2016). O papel da literatura infantil na formação da criança: concepções e práticas vivenciadas no PIBID em uma escola da Baixada Fluminense, RJ. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(42), 107–126. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(07)

Edição

Seção

Artigos