Formação cidadã para contrapor-se às práticas de consumo no século XXI

Autores

  • Neusa Maria John Scheid Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI http://orcid.org/0000-0003-1638-6019
  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada do Alto Uurguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.960

Palavras-chave:

formação cidadã, consumo, educação.

Resumo

O artigo objetiva aprofundar a relação entre formação cidadã e práticas de consumo. Resulta de pesquisa na literatura e ampara-se em marcos legais brasileiros e autores como Bauman (2007, 2008, 2009), Cardia e Bastos (2005), Reis (2009, 2013), dentre outros. O intuito é problematizar a respeito da função e responsabilidade da escola em propiciar uma educação de envergadura crítica e emancipadora que resulte em formação de cidadãos capazes de exercer a prerrogativa de questionar o mundo a partir dos saberes escolares. Dentre esses saberes, destacam-se os conhecimentos da área das Ciências Naturais que podem oferecer espaço para projetos interdisciplinares que oportunizem uma educação científica capaz de lançar luz na construção de uma consciência ambiental, lúcida, enquanto consumidores, capazes de agir de forma ativa e posicionar-se perante os apelos do mercado e do consumo.

Biografia do Autor

Neusa Maria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Graduação em Ciências - Biologia, mestrado em Educação nas Ciências e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica.

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uurguai e das Missões - URI

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Doutor em Educação.

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

Scheid, N. M. J., & Nogaro, A. (2017). Formação cidadã para contrapor-se às práticas de consumo no século XXI. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(45), 209–226. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.960

Edição

Seção

Artigos