Altas habilidades/superdotação e família: levantamento e análise de produções acadêmicas

Autores

  • Daniela Márcia Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.956

Palavras-chave:

Altas habilidades, superdotação, família, levantamento de produções acadêmicas.

Resumo

O apoio às famílias de pessoas que se destacam por seus potenciais é apontado na literatura especializada bem como orientada nos dispositivos legais brasileiros. O presente artigo tem por objetivo apresentar o levantamento de produções acadêmicas referentes às altas habilidades/superdotação e família. Para tanto, foi realizada uma busca das publicações em cinco bases de dados: Scielo, P@rthenon Unesp, Banco de Teses Capes, Biblioteca Digital Teses e Dissertações e Vérsila Biblioteca Digital, no período de 2005 a 2015. Os resultados mostraram seis produções as quais abordam distintas dimensões do tema, tais como: conceitos, identificação, atendimento e programas de enriquecimento, leis brasileiras, pesquisas com famílias e professores, ambiente escolar e preocupação das famílias em relação ao desenvolvimento dos filhos com altas habilidades/superdotação. A análise das produções encontradas permitiu concluir que há interesse das famílias em ações em prol de informações e trocas de experiências, objetivando obter educação de qualidade para seus filhos com altas habilidades/superdotação. Pode-se verificar, também, uma carência de pesquisas sobre o tema, disponibilizadas nos bancos de dados buscados.

Biografia do Autor

Daniela Márcia Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Integrante do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano da Universidade Federal de São Carlos. Especialização em Gestão Escolar, Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Graduação em Educação Física-Licenciatura/Bacharel e Graduação em Normal Superior.

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Curso de Licenciatura em Educação Especial e do Programa de Pós- Graduação em Educação Especial, Líder do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano - GRUPOH, Universidade Federal de São Carlos-SP.

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Ferreira, D. M., & Rangni, R. de A. (2017). Altas habilidades/superdotação e família: levantamento e análise de produções acadêmicas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 22(44), 239–253. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i44.956

Edição

Seção

Artigos