Desenvolvimento profissional docente na educação a distância: relatos de uma pesquisa participante

Autores

  • Ketiuce Ferreira Silva
  • Martha Maria Prata-Linhares

DOI:

https://doi.org/10.20435/231819822016112

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional. Docência universitária. Educação a Distância. Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o contexto que permeia o desenvolvimento profissional de professores e tutores de um curso de Pedagogia, em uma universidade pública, oferecido na modalidade a distância. O problema motivador da investigação foi buscar responder como tem ocorrido o desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância (EaD) e o que fazer para melhorar esse processo. Com uma abordagem qualitativa, pesquisa participante e bibliográfica, identificou-se que,  embora as políticas públicas relativas ao contexto do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) demonstrem fragilidades que desfavorecem  o desenvolvimento profissional da docência universitária na EaD, das análises dos dados surgem caminhos para minimizar as dificuldades enfrentadas nesse processo como um maior comprometimento institucional com a EAD e reforço do trabalho  coletivo entre professores e tutores a distância.

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Publicado

2016-04-14

Como Citar

Silva, K. F., & Prata-Linhares, M. M. (2016). Desenvolvimento profissional docente na educação a distância: relatos de uma pesquisa participante. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(41), 184–202. https://doi.org/10.20435/231819822016112

Edição

Seção

Artigos