Modos de aprender, oficinar e inventar na experiência com a infância

Autores

  • Paula Marques Silva Universidade Estadual do Centro Oeste/PR
  • Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Margarete AXT Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(07)

Palavras-chave:

aprender, invenção, infância.

Resumo

O estudo é realizado a partir de atividades de Grupos acadêmicos de extensão e de pesquisa no âmbito da educação, psicologia e políticas juvenis. O contexto envolve o cotidiano de educadores/as e crianças em uma Oficina de Aprendizagem que segue a perspectiva da pedagogia libertária/anarquista numa organização comunitária no bairro da Restinga, em Porto Alegre, RS. O modo de oficinar agrega estratégias ligadas à arte e à cultura compondo um espaço de reflexão e criação que abarca as temáticas da autonomia e da coletividade associadas aos modos de viver na cidade. A partir da metodologia da pesquisa­-intervenção foi acompanhada a experiência de aprender enunciada pelas crianças na oficina e realizada uma analítica narrativa dessa aprendizagem. Os conceitos de experiência, tempo e aprender, em diálogo com Gilles Deleuze e Henri Bergson, possibilitam a análise do sentido da invenção na experiência de oficinar e de pesquisar com a infância nesse contexto.

Palavras-chave: Aprender; invenção; infância.

 

Biografia do Autor

Paula Marques Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste/PR

Doutora em Educação. Professora de Psicologia na UniversidadeEstadual do Centro Oeste, PR.

Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora Ins

Margarete AXT, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação, UFRGS.

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Silva, P. M., Lazzarotto, G. D. R., & AXT, M. (2016). Modos de aprender, oficinar e inventar na experiência com a infância. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(43), 127–142. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(07)

Edição

Seção

Dossiê