Tecnocracia e educação: a utopia político-social saintsimoniana

Autores

  • Flávio Reis Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O objetivo do presente estudo é o de identificar a fundamentação tecnocrática contida na obra de Saint Simon para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como apontar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões definidos e/ou convencionados pela sociedade. Para tanto, optamos por empreender uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que acreditamos que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências de que precisamos para sustentar teoricamente as nossas declarações e argumentações. No seio da utopia saintsimoniana, concluímos que a sociedade tecnocrática pode ser apreendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a sociedade.

Palavras-chave: Tecnocracia. Educação. Saint Simon.

 

Biografia do Autor

Flávio Reis Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor Nível II no curso de Graduação em Pedagogia e nos cursos de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Pós-Graduação em Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Professor Titular de História do Quadro do Magistério da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas sobre: a adaptação e aplicação dos fundamentos tecnocráticos na formulação de políticas públicas de educação; avaliação e regulação da educação de nível superior; metodologias de ensino da educação para os sujeitos do campo.

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos

Graduado (1986) e mestre (1992) em Filosofia pela PUC - Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Professor da UFSCar vinculado ao Departamento de Educação, professor no curso de pedagogia, licenciaturas e no Programa de Pós-graduação em Educação, ministra disciplinas de Estrutura e Funcionamento da Educação, bem como Políticas Públicas da Educação Básica. Coeditor da Revista Cadernos da Pedagogia. Coordenador da Comissão Própria de Avaliação da UFSCar. Foi membro da Comissão de Pós-graduação em Educação (CPG - UFSCar) de 09/2010 a 02/2013 Tem experiência no magistério com as disciplinas de Filosofia (introdução e educação), trabalhou com assessória pedagógica a coordenadores da Educação Superior e na elaboração e implantação de projetos pedagógicos. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Educação Superior, Políticas Públicas e História da Educação Superior: Reforma Universitária de 1968; Conselho Federal de Educação na década de 1960, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e revistas educacionais nas décadas de 1950 e 1960. Coordena os seguintes projetos de pesquisa: Imprensa Educacional e Política de Educação Superior e Avaliação e Regulação da Educação Superior brasileira: história e políticas".

Referências

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Santos, F. R., & Rothen, J. C. (2015). Tecnocracia e educação: a utopia político-social saintsimoniana. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 289–310. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/795

Edição

Seção

Artigos