Algumas reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantil

Autores

  • Maria Angélica Olivo Francisco Lucas Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professoras de educação infantil. Apresentamos algumas reflexões acerca da apropriação da linguagem escrita, destacando a relação entre os processos de alfabetização e letramento compreendendo-os, respectivamente como: aprendizagem de habilidades necessárias para os atos de ler e escrever; estado ou condição do sujeito que incorpora práticas sociais de leitura e escrita. Tais reflexões fundamentaram a análise dos conceitos apresentados por professoras de educação infantil. Por fim, consideramos ser também papel da educação infantil enriquecer o processo de letramento das crianças e estimular sua alfabetização, de acordo com as possibilidades e limites desse nível de escolaridade. Isso requer reconhecer que tais processos são indissociáveis e interdependentes, porém distintos. Essa conclusão transportou-nos para a necessidade de repensar a formação inicial e continuada de professores.

Biografia do Autor

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá onde trabalha desde 1997 e atua no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) desta instituição. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora de educação infantil e séries inciais do ensino fundamental, orientadora educacional e coordenadora de educação infantil e alfabetização da Secretaria de Educação do Município de Maringá. Atua no Curso de Pedagogia como professora da área de Prática de Ensino, ministrando a disciplina Formação e Ação Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Estagio Curricular Supervisionado. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE). Desenvolve estudos e pesquisas a respeito dos seguintes temas: alfabetização, letramento, educação infantil e formação de professores. Coordena, desde 1910, o subprojeto Pedagogia/UEM do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Políticas Educacionais. Coordenação Geral de Educação Infantil. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994.

______. Lei n. 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

______. Parecer CEB n. 22/98. Resolução CEB n.1, 7 de abril de 1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: CNE/CEB, 1999.

COLELLO, Silvia Mattos Gasparian. Alfabetização em questão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1988.

_____. Entrevista com Emília Ferreiro. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/ato-ler-evolui-423536.shtml>

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Os processos de alfabetização e letramento na educação infantil: contribuições teóricas e concepções de professores. Tese. 2008, 322f. (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, 2009.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, CEALE/Autêntica, 1998.

______. A reinvenção da alfabetização. Presença pedagógica. Belo Horizonte, n. 52, p. 15-21, jul./ago., 2003a.

______. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF. São Paulo: Global, 2003b. p. 89-113.

_____. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004a

_____. Alfabetização e letramento. Caderno do Professor, Belo Horizonte, n. 12, p. 6-11, dez. 2004b.

______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004c.

TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.

________. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

Lucas, M. A. O. F. (2014). Algumas reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (38), p. 69–92. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/794

Edição

Seção

Artigos