Educação e inclusão em escolas de educação básica: análise preliminar

Autores

  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.765

Resumo

A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva foi estabelecida em 2008. Desde então, é cada vez maior a inserção de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação no ensino comum. Como está ocorrendo esse processo? De que modo estão se concretizando os princípios e determinações dos documentos norteadores da educação inclusiva? Em busca de respostas para essas questões realizamos uma pesquisa sobre educação básica e inclusão nas cinco regiões brasileiras. Os dados iniciais foram colhidos por meio de levantamento junto a 1200 professores e, na segunda etapa, foi realizado um estudo de campo com observação direta de atividades e entrevistas com profissionais, com professores das Salas de Recursos Multifuncionais e com gestores de 15 escolas das cinco regiões brasileiras. Os resultados indicam que ainda é grande o desafio de avançar para além do direito ao acesso e efetivar práticas educacionais voltadas para as especificidades dos alunos que não atendem os padrões de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos.

Palavras-chave: Educação especial. Inclusão. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora e bolsista CAPES (Observatório da Educação).

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Mori, N. N. R. (2014). Educação e inclusão em escolas de educação básica: análise preliminar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 247–261. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.765

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Seção

Artigos