Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor

Autores

  • Carla Regina Calone Yamashiro Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Presidente Prudente, SP
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Presidente Prudente, SP.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.760

Resumo

Este estudo tem como objeto as necessidades formativas docentes e tem como objetivo investigar as necessidades formativas dos professores estaduais do ciclo I das escolas do município de Presidente Prudente, SP. A pesquisa teve caráter quanti-qualitativo e, como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário para setenta e dois professores. Os resultados obtidos foram analisados a partir de autores que discutem o sentido atual da educação escolar, a formação de professores enquanto desenvolvimento profissional e a colaboração da análise de necessidades de formação como diagnóstico para a o planejamento de ações de formação contínua de professores. A pesquisa possibilitou a elaboração de indicadores de necessidades formativas dos professores pesquisados.

Palavras-chave: Necessidades formativas docentes. Formação e de professores. Função docente.

Biografia do Autor

Carla Regina Calone Yamashiro, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Presidente Prudente, SP

Professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no município de Presidente Prudente, SP.

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Presidente Prudente, SP.

Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente, SP

Referências

GARCIA, Carlos M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 51-76.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel. Autonomia profesional del docente y control democrático de la práctica educativa. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE DIDÁCTICA. Volver a pensar la educacion. Madrid: Morata, 1995. p. 339-353.

RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela; A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto, 1993.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Cadernos da Anped, Caxambu, 2006.

SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], n. 1, p. 5-15, jan./fev./mar./abr. 1996.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In: ______. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007. p.15-54.

TEDESCO, Juan Carlos. O novo Pacto Educativo. São Paulo: Ática, 2004. 150 p.

YAMASHIRO, Carla R. C. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente – SP. 2008. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista , Presidente Prudente, 2008.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Yamashiro, C. R. C., & Leite, Y. U. F. (2014). Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 187–199. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.760

Edição

Seção

Artigos