As políticas sociais e a “nova estratégia” de educação integral no Brasil

Autores

  • Katharine Ninive Pinto Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Jamerson Antonio Almeida Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O trabalho analisa o Programa Mais Educação, como “nova estratégia” do governo federal para promoção da educação integral, focalizando as funções sociais atribuídas aos programas esportivos, artísticos e recreativos realizados no contraturno escolar, como forma de “ocupação” do “tempo livre” de crianças e jovens do ensino fundamental. Também analisa os espaços e os equipamentos disponibilizados para tais ações, considerando-os indicadores de efetividade da proposta de criação de territórios educativos. Trata de alguns dos resultados de pesquisa financiada pelo CNPq. Tais resultados revelam que, sob o discurso de promover a educação integral, a escola pública brasileira vem ampliando suas responsabilidades, diminuindo a escolarização e aumentando o disciplinamento da pobreza.

Palavras-chave

Educação Integral. Políticas Sociais. Avaliação de Políticas Públicas.

Biografia do Autor

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Jamerson Antonio Almeida Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2013-12-17

Como Citar

Silva, K. N. P., & Silva, J. A. A. (2013). As políticas sociais e a “nova estratégia” de educação integral no Brasil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (36). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/700

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Artigos