A interculturalidade com origem na escola do ‘branco’ – as contribuições da Educação Física e da Geografia para a temática indígena em sala de aula

Autores

  • Robson Alex Ferreira Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP)
  • José Milton de Lima Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Márcia Regina Canhoto de Lima Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • José Nunes da Silva Filho Universidade Gama Filho

Resumo

Aprender a conviver é um dos grandes desafios que nossa sociedade enfrenta atualmente. Isto ocorre porque grande parte da sociedade ignora as diferenças e busca a hegemonia de determinadas raças e credos. A escola presente neste meio é o típico retrato da sociedade onde a diversidade é evidente e os valores de respeito devem ser construídos e moldados em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. O objetivo deste estudo foi mostrar a contribuição da pesquisa ação por meio das representações sociais de 103 crianças de uma unidade pública de ensino. Para isto estas crianças ‘brancas’ conviveram com índios Kaingang e Krenak e algumas das tradições da cultura indígena. Ao final, concluiu-se que as representações iniciais dos alunos foram se modificando ao longo de todo o estudo e solidificadas ao final da pesquisa ação.

Biografia do Autor

José Milton de Lima, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor do Departamento de Educação e da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP – Presidente Prudente)

Márcia Regina Canhoto de Lima, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP – Presidente Prudente, SP)

José Nunes da Silva Filho, Universidade Gama Filho

Mestrando em Educação Física na Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ.

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Publicado

2014-11-25

Como Citar

Ferreira, R. A., Lima, J. M. de, Lima, M. R. C. de, & Silva Filho, J. N. da. (2014). A interculturalidade com origem na escola do ‘branco’ – as contribuições da Educação Física e da Geografia para a temática indígena em sala de aula. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (38), p. 203–221. Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/646

Edição

Seção

Artigos