Política Educacional “Democrática”: entre a dominação e a participação

Autores

  • Celineide Nascimento Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.586

Resumo

Organização de Conselhos Escolares, Eleições diretas de Diretores e elaboração de um plano estratégico em cada escola (PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola) são inovações vividas pelas escolas da rede estadual de ensino de Fortaleza, a partir de 1995, e que integram o projeto de Gestão Escolar Democrática no Ceará.  Nas escolas, cumprir as determinações dos Órgãos Superiores de Educação tem sido a preocupação que perpassa o processo de implantação desse novo modelo. Nosso trabalho investiga, analisa e critica esse processo, sugerindo que os segmentos envolvidos, desde o Núcleo Gestor até o grupo de Pais, reflitam criticamente sobre o processo que estão ajudando a implantar e tornem-se sujeitos coletivos dele, pois, do contrário jamais será viável o desenvolvimento de uma gestão “realmente” democrática e de uma escola cidadã.

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Publicado

2013-11-18

Como Citar

Pinheiro, C. N. (2013). Política Educacional “Democrática”: entre a dominação e a participação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (11). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.586

Edição

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Artigos