A política educacional e os professores da escola pública rio-grandense na Primeira República

Autores

  • Berenice Corsetti UNISINOS

Resumo

O artigo busca contribuir para a compreensão dos elementos que caracterizaram a escola pública do Rio Grande do Sul, no primeiro período republicano, abordando os professores e sua situação a partir das determinações da política republicana para o setor da educação gaúcha. Para a caracterização do professor público gaúcho, à época, tratamos de sua origem social, de sua situação funcional e salarial e do nível de sua formação e de seu preparo didático-pedagógico. Esses elementos possibilitam, ainda que parcialmente, a percepção do papel desenvolvido pelos docentes, para a modernização capitalista do Estado gaúcho.

Biografia do Autor

Berenice Corsetti, UNISINOS

Professora da Universidade do Vale do Rio dos  Sinos/UNISINOS, São Leopoldo/RS. Mestre em História, Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2013-11-06

Como Citar

Corsetti, B. (2013). A política educacional e os professores da escola pública rio-grandense na Primeira República. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (14). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/542

Edição

Seção

Dossiê