Anísio Teixeira e a pesquisa em educação no Brasil: ensaio sobre o processo de formação do campo

Autores

  • Carlos Eduardo Vieira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.535

Resumo

A intenção deste ensaio é discutir, a partir de alguns marcos históricos e teóricos, a configuração da Área da Pesquisa em Educação no Brasil, enfatizando particularmente as dificuldades verificadas no processo de formação dos intelectuais envolvidos neste campo de pesquisa. A análise incidirá especificamente sobre a concepção de Anísio Teixeira da relação entre ciência e educação, bem como sobre as implicações desta visão no processo de formação do campo da pesquisa em educação no Brasil. As fontes deste texto serão a literatura que aborda a questão da pesquisa na área e alguns textos que evidenciam a concepção de Teixeira. O período analisado se estende da década de 30, momento de implantação das primeiras experiências de pesquisa em educação no país, até o processo de introdução dessa área de pesquisa na universidade brasileira, na década de 70.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Vieira, UFPR

Doutor em História da Educação, Professor da Área Temática de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Endereço eletrônico: cevieira@ufpr.br.

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Publicado

2013-11-05

Como Citar

Vieira, C. E. (2013). Anísio Teixeira e a pesquisa em educação no Brasil: ensaio sobre o processo de formação do campo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.535

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Artigos