Educação indígena: a história oral como processo de reafirmação da identidade étnica dos índios Terena

Autores

  • Vanderléia Paes Leite Mussi

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.533

Resumo

O presente estudo faz parte do desdobramento de uma pesquisa realizada em parceria com os índios Terena do centro urbano de Campo Grande –MS– e também com um grupo de professores indígenas da Universidade Católica Dom Bosco O objetivo maior foi o de construir conjuntamente uma proposta metodológica de investigação etno-histórica que pudesse reafirmar a identidade cultural dos Terena, além de oferecer subsídios para a qualificação da prática docente em escolas de ensino fundamental, freqüentadas, majoritariamente, por alunos indígenas. Para maior coerência da investigação, que contava com a parceria de pesquisadores pertencentes a uma sociedade ágrafa, a história oral serviu de suporte teórico-metodológico; sob essa orientação, buscou-se compreender de que forma  esses índios entendiam o seu pertencimento étnico-cultural, e qual seria a dinâmica de organização político-social ao se deslocarem da Aldeia para a cidade.

Referências

BRAND, J Antônio. Cuidados metodológicos na leitura e interpretação de falas indígenas no contexto de pesquisas com história oral. XX Simpósio Nacional de História, Florianópolis, 29 de julho de 1999.

______ . História oral: perspectiva, questionamentos e sua aplicabilidade em culturas orais. In: História, v. 04 Nº 02. Programa de Pós-Graduação em História - UNISINOS, São Leopoldo, 2000, p. 195 à 228.

CRUIKSHANK, Julie. Tradição oral e história oral: revendo algumas questões. In: Usos e abusos da história oral. FERREIRA, Moraes(Org). Rio de Janeiro: editora da Fundação Getulio Vargas, 1996,p.157.

GEERTZ, Clifford. Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1978. HÉRITIER, Françoise. Parentesco. In Enciclopédia Enaudi. v. 20. Edição: Portuguesa. 1989.

SAHLINS, Marshal. Ilhas de história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

VANSINA, Jan La tradicion orale. Editorial: Labor, 1996.

PAES, L. M Vanderléia, A dinâmica de organização social dos terena, da aldeia ao espaço urbano de Campo Grande-MS. São Leopoldo: Dissertação ( Mestrado em História) Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, 2000.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Mussi, V. P. L. (2013). Educação indígena: a história oral como processo de reafirmação da identidade étnica dos índios Terena. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.533

Edição

Seção

Dossiê