“NÃO É FÁCIL SER PROFESSOR...” - PENSANDO A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS INDÍGENAS DE ESCOLA E O PAPEL DOS PROFESSORES INDÍGENAS

Autores

  • Rosa Helena Dias da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.531

Referências

ANE/CIMI (1993).Concepção e prática da educação escolar indígena. Cadernos do CIMI nº 2, Brasília.

BATALHA, Guilhermo Bonfil (1989). La teoria del control cultural en estudio de procesos étnicos. In: Arinsana, nº 10, Caracas.

BONIN, Iara (1997). Refletindo sobre Movimentos Sociais e Movimento Indígena no Brasil, trabalho final da disciplina Estado, Sociedade e Educação - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação UnB.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela (1995). O futuro da questão indígena. In: LOPES DA SILVA, Aracy e GRUPIONI, Luis Donisete. A temática indígena na escola - novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO.

DUPRAT, Débora (2000). O direito de ser índio e o seu significado. In: Porantim, nº 231, dezembro, p.3, Brasília: CIMI.

FERREIRA, Mariana Kawall Leal (1992). Da origem dos homens à conquista da escrita: um estudo sobre povos indígenas e educação escolar no Brasil. Dissertação de Mestrado, Deptº Antropologia, USP.

IANNI, Otavio (1994). Educação e Sociedade na América Latina. Conferência inaugural do II Congresso Ibero-Americano de História da Educação na América Latina, Campinas: UNICAMP.

LOPES DA SILVA, Aracy (1988). Índios. São Paulo: Editora Ática.

________(2001). A educação indígena entre diálogos interculturais e multidisciplinares: introdução. In: LOPES DA SILVA, Aracy e FERREIRA, Mariana Kawall Leal (org) Antropologia, História e Educação – A questão indígena e a escola. São Paulo: FAPESP/Global Editora/MARI.

MEC (1994). .Diretrizes para a Política de Educação Escolar Indígena. Série Institucional, Vol.2, 2ªed, Brasília.

MONSERRAT, Ruth (1993). Professores indígenas versus índios professores. In: Boletim da ABA, nº 16.

MOSONYI, Estaban Emilio (1996). Familia indígena y Educación Intercultural Bilíngüe. Palestra proferida no II Congresso Latinoamericano de Educación Intercultural Bilingüe, Santa Cruz, Bolívia.

OLIVEIRA, João Pacheco de (1993). A viagem da volta - Reelaboração cultural e horizontes políticos dos povos indígenas no nordeste, In: Atlas das terras indígenas no Nordeste, Rio de Janeiro: PETI/Museu Nacional.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de (1988). A crise do indigenismo, Campinas: Editora da UNICAMP.

SIlVA, Márcio e AZEVEDO, Marta (1995). Pensando as escolas dos povos indígenas do Brasil: o movimento dos professores indígenas do Amazonas, Roraima e Acre. In: LOPES DA SILVA, Aracy e GRUPIONI, Luis Donisete. A temática indígena na escola - novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO.

SILVA, Rosa Helena Dias (1998). A autonomia como valor e a articulação de possibilidades - Um Estudo do Movimento dos Professores Indígenas do Amazonas, Roraima e Acre, a partir dos seus encontros anuais. Quito/Equador:Abya-Yala.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Silva, R. H. D. da. (2013). “NÃO É FÁCIL SER PROFESSOR.” - PENSANDO A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS INDÍGENAS DE ESCOLA E O PAPEL DOS PROFESSORES INDÍGENAS. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.531

Edição

Seção

Dossiê